Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Coisa Boa

Representantes da OMS e da OPAS conhecem o primeiro Ambulatório Pós-Covid do Brasil no Hospital Universitário Pedro Ernesto

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 8 de maio de 2022
Compartilhar

 

Delegações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) estiveram, na última sexta-feira (06.05), no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) para conhecer as instalações do primeiro Ambulatório Pós-Covid-19 do país para tratamento das sequelas do coronavírus. O grupo foi recepcionado pelo secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, e o diretor do HUPE, Ronaldo Damião. Inaugurado em junho de 2021, o ambulatório já registrou 30.330 atendimentos de reabilitação, além de oferecer apoio psicológico e social.

O secretário Alexandre Chieppe ressaltou que o Ambulatório Pós-Covid está instalado em um centro acadêmico, um polo de aprendizado. O que, na opinião dele, é indispensável para se pensar políticas e financiamentos de ações futuras para todo o estado.

– Uma das principais funções do ambulatório é atender, mas não fica resumido a isso. Outra preocupação é gerar conhecimento com o aprendizado para todo o estado. A partir de então, podemos pensar como vamos tratar este paciente e organizar a nossa rede para atender às necessidades pós-Covid – completou Alexandre Chieppe.

Ronaldo Damião, diretor do HUPE, lembrou que a unidade funcionou como centro de referência no controle e tratamento da Covid-19 durante o auge da pandemia e foi a primeira unidade de saúde pública a abrir um espaço especializado para tratamento da doença.

– É impressionante a recuperação do paciente que chega de cadeiras de rodas sem possibilidade de caminhar e, três meses depois, está correndo na esteira. Foi preciso mudar o conceito inicial de que este paciente pós-covid, após a alta, precisava ficar em casa. Hoje, nós vemos que ele precisa vir para a reabilitação – ressaltou Damião, destacando que o Ambulatório Pós-Covid está desenvolvendo uma grande pesquisa de mapeamento com mais de 7 mil pacientes.

A comitiva foi integrada pela líder técnica da OMS para Covid-19, Maria Van Kerkhove, do representante da OPAS e da OMS no Brasil, Socorro Gross, e pela coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da OPAS e da OMS no Brasil, Maria Almiron. O encontro também contou com a participação da subsecretária de Estado de Saúde Cláudia Mello e do diretor de Articulação e Estratégia de Vigilância em Saúde, Breno Soares.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Avó descobre tortura contra filha e neto de 3 anos após receber localização e resgatá-los em outra cidade: ‘Queimaram as genitais dele com isqueiro’
Próxima notícia Paxlovid: Ministério da Saúde incorpora primeiro medicamento para casos leves de Covid
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Nicole de Thiun é bicampeã em prova do Campeonato Brasileiro
14 de novembro de 2025
Quatro filhotes vão reforçar Grupamento de Operações com Cães
14 de novembro de 2025
Feirão de Renegociação da Enel será realizado nos dias 17 e 18 de novembro
13 de novembro de 2025
Idoso é morto na BR-101, em Travessão
12 de novembro de 2025

Você também pode gostar

Coisa Boa

Centro de Reabilitação Pós-Covid em Hospital de Niterói ultrapassa cinco mil atendimentos

14 de março de 2022
Coisa BoaDestaque

Quissamã tem mobilização para combater o Aedes aegypti no Centro da cidade

22 de março de 2023
Coisa Boa

São Francisco de Itabapoana, RJ, divulga lista de classificados para os cursos profissionalizantes oferecidos pelo município

7 de maio de 2022
EconomiaCoisa Boa

Macaé tem inscrições abertas para três editais com mais de R$ 600 mil em bolsas

8 de maio de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?