Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Destaque

Vereador Leon, do PDT de Rodrigo Neves, quer calar imprensa

Redação TRC
By Redação TRC
Atualizado pela última vez em: 16 de maio de 2022
Compartilhar

 

Após fazer parte do golpe frustrado que tentou cassar 13 oposicionistas, o vereador campista Leon Gomes, presidente do PDT em Campos, segue em sua luta contra a democracia. Revoltado por ser criticado pela mídia, ele entrou com seguidas ações judiciais para calar o jornalista Fabrício Nascimento, do Click Campos. Para piorar, na última semana representantes do vereador foram até uma entidade de classe e pediram a cassação do registro do jornalista, o que não aconteceu.

Conhecido na Câmara como “vereador do banheiro”, após ter um episódio de recebimento de dinheiro exposto pelo vereador Maicon Cruz, Leon não admite ser criticado e tem feito críticas e movido ações contra quem ousa falar algo contra ele.

“Tudo começou quando noticiei que o edital de uma prova da FMIJ foi vazado por pessoas próximas ao vereador, que usariam a prova com objetivo político. Após isso a prova foi suspensa e o contrato vigente da FMIJ foi mantido por mais 6 meses. Desde então, são seguidas ações e notificações judiciais que visam me impedir de cobrir ações do poder público. O parlamentar inclusive, já foi para a tribuna proferir ofensas pessoais e ameaças contra mim, reproduzindo o conteúdo na rede social dele. E como se não bastasse, na última semana o seu advogado foi até uma entidade de classe e me denunciou por supostamente atacar o vereador, onde pede que meu registro de jornalista seja revogado, me impedindo de atuar na profissão. Vejo isso como uma tentativa de me calar, e se conseguirem, vão fazer o mesmo com toda a imprensa de Campos, utilizando o assédio judicial para intimidar qualquer jornalista que questionar atos de agentes políticos”, disse Fabrício.

Para o jornalista e escritor Thiago Freitas, com atuação em “O Globo” e “Extra”, as seguidas ações movidas contra Fábricio, em conjunto com ataques pessoais, demonstram a intenção do parlamentar em intimidar o profissional. “O vereador tem todo direito em não gostar de ser críticado, mas não pode impedir que jornalistas façam isso. É mais agravante quando se faça ameaças intimidatórias contra o profissional da imprensa, em busca de uma carta branca para fazer o que bem entender e isso não será divulgado. Precisamos dar um basta nestas práticas para que não se tornem rotina”, disse Thiago, autor do livro “Opinião e Crime”, que detalha a prisão do jornalista Avelino Ferreira por textos que criticavam um magistrado.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) considera que nos últimos anos “houve uma verdadeira explosão da violência contra jornalistas e contra a imprensa de um modo geral”. No Relatório – Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, a entidade contabilizou 428 episódios, um crescimento de 105,77% em relação aos anos anteriores. Atualmente existe na Câmara Federal o PL 2982/2020 que tipifica a atitude do vereador como crime, e em caso de aprovação, a pena seria de 2 a 4 anos de reclusão e multa.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Cidade Integrada: Complexo Esportivo, Casas do Trabalhador e Centros de Juventude são inaugurados
Próxima notícia Após articulação do vereador Maicon Cruzz, Campos vai contar com maior projeto de Educação Ambiental do Brasil
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Polícia

PRF prende homem e apreende mais de 2kg de drogas na BR-101, em Campos

2 de maio de 2024
DestaquePolícia

Mulher aciona PM alegando sequestro, mas Polícia Civil aponta inconsistências na versão

29 de novembro de 2024
PolíticaEstadualExecutivo

Governador Cláudio Castro inicia entrega do Cartão Recomeçar e lança diversas obras na Baixada Fluminense

29 de maio de 2022
PolíticaEstadualExecutivo

Governador Cláudio Castro sanciona lei que contempla servidores da Faetec

29 de junho de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?