Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
PolíticaEstadualExecutivo

Governador: ‘Plano para reduzir a letalidade nas operações policiais será construído em parceria com os órgãos fiscalizadores e a população’

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 1 de junho de 2022
Compartilhar

 

O Governo do Rio de Janeiro vai atualizar o Plano Estadual de Redução de Letalidade Decorrente de Intervenção Policial para reduzir a letalidade nas operações policiais, incluindo sugestões do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da população. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (01/06), pelo governador Cláudio Castro, após reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, em Brasília.

– Hoje, colocamos ao ministro Edson Fachin que, em até 60 dias, vamos ouvir todos. O plano para reduzir a letalidade nas operações será construído em parceria com os órgãos fiscalizadores e a população. Também vamos enviar o cronograma de implementação das câmeras operacionais portáteis. O ministro Fachin entendeu e concorda que é preciso ter uma curva de aprendizagem das imagens, mas com transparência, que é o que o governo do estado busca. A função da polícia é a proteção da vida das pessoas. Segurança pública não é uma atribuição exclusivamente estadual, é obrigação e dever de todos. Segurança pública se faz em conjunto. – declarou o governador Cláudio Castro, após o encontro com o ministro do STF Edson Fachin.

A partir dos pedidos do STF, feitos no último dia 27 de maio, foram definidas novas ações. A OAB, o Ministério Público e a Defensoria Pública serão oficiados para que possam apresentar, em até 15 dias, suas sugestões para o plano. Nos próximos 30 dias, será convocada, por meio de edital, a audiência pública para que sejam recebidas as propostas de representantes da sociedade civil. Também ficou definido que as polícias Civil e Militar terão 15 dias para enviar à Comissão Gestora do Plano indicadores táticos e operacionais específicos. A comissão se reunirá, em 25 dias, para deliberar, decidir e dar publicidade aos indicadores e metas gerais do plano para os próximos 6 meses.

Publicado em 24 de março, no Diário Oficial do Estado, o plano de redução foi elaborado a partir de três eixos estruturantes: recursos humanos, materiais e procedimentos administrativos e operacionais. Todos os programas das polícias Civil e Militar – com ações planejadas, em desenvolvimento ou já em execução – exigem contratações de serviço ou bem, que são públicas e podem ser consultadas pelo Sistema SEI.

Segundo Castro, parte do plano elaborado pelo governo já está em prática, como o uso de câmeras operacionais portáteis nos uniformes de policiais militares de nove unidades da Polícia Militar. Depois de implantados em todos os batalhões, os equipamentos passarão a ser utilizadas nas unidades especializadas e especiais, em um cronograma definido pela Secretaria de Polícia Militar.

– As câmeras operacionais portáteis fazem parte do programa de transparência do nosso governo. No planejamento, detalhamos os prazos para a entrega dos equipamentos pela empresa vencedora da maior licitação desse tipo do país – disse o governador.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Governo do Estado prorroga prazo de vigência de tratamento tributário a companhias siderúrgicas
Próxima notícia PF prende duas mulheres suspeitas de estelionato quando tentavam sacar cerca de R$ 140 mi
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Golpe do falso cadastro do SUS deixa idoso com prejuízo de quase R$ 9 mil em Guarus
13 de janeiro de 2026
Rio registra a temperatura mais alta do ano
13 de janeiro de 2026
Concurso de Mascarados e Dominós de SJB está com inscrições abertas 
13 de janeiro de 2026
Volta às aulas: Procon divulga lista de material que escolas não podem solicitar
12 de janeiro de 2026

Você também pode gostar

Ciência e Saúde

Varíola dos macacos: Brasil tem 1,4 mil casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde

2 de agosto de 2022
Destaque

Garçom desaparece ao embarcar em carro de aplicativo na Zona Sul de Niterói

29 de julho de 2022
JustiçaPolítica

Caso Gabriel Monteiro: Conselho de Ética da Câmara do Rio fará a leitura do relatório final na terça-feira

31 de julho de 2022
Ciência e Saúde

Vacinação contra meningite busca menores de 11 anos com dose em atraso

5 de setembro de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?