Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

Secretaria de Saúde vai promover no próximo sábado nova edição do ‘Dia D contra a Gripe’; tire dúvidas

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 2 de junho de 2022
Compartilhar

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está na reta final, e, no próximo sábado (04/06), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com os 92 municípios promove a segunda edição do “Dia D contra a Gripe”. A imunização é voltada para todo o público-alvo da campanha. Apesar de a campanha ter começado há quase dois meses, apenas 23,3% do público-alvo receberam o imunizante.

— A imunização é voltada para todo o público-alvo, e a campanha facilita a ida aos postos. É importante que toda a população esteja com a vacinação em dia para evitarmos doenças, o que contribui para o crescimento que vivemos atualmente no estado – diz o governador Cláudio Castro.

— No primeiro Dia D, em abril, as fortes chuvas que atingiram o estado dificultaram o acesso da população aos postos de saúde. Por isso, conversamos com o Cosems (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro) e decidimos fazer essa nova mobilização. É muito importante a adesão da população. A vacina contra a gripe protege contra as formas graves e óbitos pela doença, principalmente na população que faz parte do público-alvo — destacou o secretário de Saúde Alexandre Chieppe.

Paralelamente à vacinação contra a gripe, está realizada a campanha de imunização contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. No Dia D, a vacina estará disponível para esses grupos. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) pode ser aplicada de maneira simultânea com a dose contra a gripe.

Na primeira fase da campanha contra a gripe, realizada entre os dias 4 e 30 de abril, estava prevista a imunização de trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais. Até o momento, somente 35,34% dos idosos e 33,29% dos trabalhadores da saúde procuraram os postos para receber a vacina.

O mesmo ocorreu com a população contemplada na segunda fase da campanha, que começou no dia 1º de maio e termina nesta sexta-feira (03/06). As crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, por exemplo, só alcançaram 19,51% da cobertura vacinal. Nessa etapa, estava prevista ainda a imunização de gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A expectativa da campanha para este ano é imunizar 90% do público-alvo, o que corresponde a 6,7 milhões de pessoas. Até esta quarta-feira (31/05), 1.572.088 pessoas foram vacinadas contra a Influenza no estado.

Tire dúvidas:

Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina da Covid-19?

Sim. A vacina contra Covid-19 pode ser administrada com a vacina da gripe ou outras vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações.

Quem teve Covid-19 pode se vacinar contra a gripe?

Pode, mas deve aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou do resultado positivo do exame para receber o imunizante.

Se eu estiver com febre, posso me vacinar?

Quem estiver com febre deve adiar a ida ao posto para receber a vacina.

Depois de vacinar, eu posso doar sangue?

A Anvisa orienta que os vacinados devem esperar um período de 48 horas para doar sangue.

Quem não pode receber a vacina contra gripe?

A vacina contra gripe é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.

Por que eu devo me vacinar contra a gripe?

A vacina contra a gripe reduz o risco de agravamento, internações ou óbitos pela doença.

Eu me vacinei contra gripe no ano passado. Preciso tomar a dose de novo?

Sim, porque os vírus que fazem parte da composição da vacina mudam todos os anos, de acordo com o mapeamento dos subtipos do Influenza que mais estão circulando naquele ano.

 

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Amistoso – Brasil goleia Coreia por 5 x 1
Próxima notícia Governador encaminha mensagem à Alerj que cria Política Estadual de Turismo
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Golpe do falso cadastro do SUS deixa idoso com prejuízo de quase R$ 9 mil em Guarus
13 de janeiro de 2026
Rio registra a temperatura mais alta do ano
13 de janeiro de 2026
Concurso de Mascarados e Dominós de SJB está com inscrições abertas 
13 de janeiro de 2026
Volta às aulas: Procon divulga lista de material que escolas não podem solicitar
12 de janeiro de 2026

Você também pode gostar

Destaque

MPRJ e Polícia Civil realizam operação para cumprir mandados de prisão contra traficantes de drogas de Itaocara, Aperibé e Campos

11 de março de 2021
Destaque

Polícia Federal deflagra operação em Niterói

21 de outubro de 2021
Ciência e SaúdePolítica

RJ entrega ambulâncias no Norte Fluminense e Baixada Litorânea e atinge meta do ‘Samu 100%’

12 de maio de 2023
Destaque

No Brasil, crime organizado drena bilhões de postos de gasolina

12 de março de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?