A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, reinaugurou nesta quarta-feira, dia 29, a unidade localizada na comunidade Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. O espaço passou por uma ampla reforma, e a previsão é que sejam abertas 400 vagas por semestre.
A reabertura da Faetec Santa Marta era uma demanda antiga de toda comunidade do entorno. Além disso, vai propiciar a conciliação de cursos profissionalizantes às necessidades de esporte na região.
– Hoje, além de cursos na área da gastronomia e beleza, por exemplo, a gente transformou essa unidade na primeira da Rede Faetec que tem vertente para as artes marciais. E ela vai se manter assim por muitos anos – afirmou João Carrilho, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O local passou por obras de infraestrutura, tais como reforma hidráulica, troca de rede elétrica, pintura geral, colocação de piso, recuperação de telhado e adequação dos espaços para permitir melhor aprendizado dos alunos.
O presidente da Faetec, Iranildo Campos, aproveitou para agradecer aos responsáveis pela reforma
– O Rio de Janeiro é isso: avanço na tecnologia, na inovação e no ensino profissionalizante – afirmou.
No equipamento serão oferecidos os seguintes cursos: Assistente Administrativo, Barbeiro, Cabeleireiro, Confeiteiro, Eletricista Instalador Predial, Encanador Instalador Predial, Salgadeiro, Maquiador, Manicure e Pedicure. E as novidades são os cursos de artes marciais, como jiu-jitsu, boxe e muay thai.
Felicidade de mãe
Aos 37 anos e mãe de quatro meninos, Luanna Laryssa enxerga os cursos oferecidos como uma forma de guiar seus filhos durante a vida deles.
– Eu, como mãe, faço de tudo para eles seguirem bons caminhos. E acho que um deles é o esporte – disse Luanna, ao lado do filho mais velho, Luan.
A unidade fica na Rua Marechal Francisco de Moura, 25.