Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
DestaqueEsportes

Jogadores brasileiros chegam ao Rio após fuga de conflito no Sudão: ‘Ainda tem 3 meninos lá’, diz atleta

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 28 de abril de 2023
Compartilhar

Sete brasileiros, a maioria jogadores e equipe técnica do time do Al-Merreikh, clube de futebol no Sudão, chegaram ao Rio, na manhã desta sexta-feira (28). Eles saíram do país, que está mergulhado em um conflito armado entre o exército e grupos paramilitares.

“Foram dias de medo, de angústia. Mas, graças a Deus, foi tudo certo. Estou bastante cansado, exausto. A luta ainda não acabou. Ainda tem 3 meninos lá. A gente está em contato direto para que o Itamaraty faça alguma coisa por eles, já que não fez por nós. Lá começou muito pesado e ainda continua. Mas conseguimos sair de lá pelos nossos próprios meios”, afirmou o jogador Paulo Sérgio, ao desembarcar no aeroporto Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Paulo Sérgio, ex-Fla, chega ao Rio após fugir do Sudão — Foto: Cristina Boeckel/g1

Desde o início da manhã, familiares dos brasileiros aguardavam pela chegada no saguão do Galeão. “A gente viu a demora para chegar e depois a dificuldade para sair. A gente estava com as mãos atadas. Estávamos sem saber o que fazer. Estávamos em oração para que ele saísse daquele inferno.”, Leandro Barranco Ferreira, sobrinho do técnico Heron Ferreira.

Os atletas saíram do Sudão em um micro-ônibus fretado pelo time, depois do campeonato do país ser interrompido por causa dos confrontos e bombas. Eles aproveitaram um cessar-fogo de 72 horas.

Itamar Rodrigues da Silva chegou ao Rio na manhã desta sexta-feira (28) — Foto: Cristina Boeckel / g1

“Quando a gente acompanha pela TV é uma coisa, quando a gente passa, efetivamente, esses problemas na pele é outra situação. Uma coisa que eu preciso dizer é que o Itamaraty precisa se preparar mais. Por trás disso já vidas e famílias que sofrem e choram e pedem socorro sem serem ouvidas por ninguém”, afirmou Itamar Rodrigues da Silva, treinador de goleiros.

O grupo afirmou que não recebeu auxílio do Itamaraty. A jornada em direção a fronteira durou 24 horas. Eles conseguiram atravessar a fronteira com o Egito na última segunda (24). De lá, os brasileiros foram para Londres e, então, conseguiram voltar ao Brasil.

Rodolpho Valério Leitão Maia, preparador físico, abraça a filha ao chegar no Galeão — Foto: Cristina Boeckel / g1

O primeiro grupo de pessoas que estava no Sudão desembarcou no Brasil na quinta (27), no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O voo partiu de Doha, no Catar.

O conflito

 

Iniciados no dia 15 de abril, os combates na capital do Sudão, Cartum, e nas cidades vizinhas de Omdurman e Bahri são os piores em décadas. Especialistas temem que o conflito divida o país entre as duas facções militares que compartilharam a liderança sudanesa durante a transição política nos últimos anos.

Estes grupos são:

  • O exército, liderado pelo general Abdel-Fattah al-Burhan, que é comandante das forças armadas;
  • Um grupo paramilitar, comandado pelo general Mohammed Hamdan Dagalo, que é chefe das Forças de Apoio Rápido (RSF).

 

Em 2021, as duas facções, então aliadas, orquestraram um golpe militar no país, que passava por um período de instabilidade desde 2019, quando o então líder do país, Omar Bashir, foi destituído do poder após protestos generalizados. Com isso, al-Burhan passou a liderar um conselho de governo e Dagalo, conhecido como Hemedti, se tornou seu vice.

No entanto, desde então, diversos atritos surgiram entre os grupos, principalmente quanto à integração da RSF nas forças armadas e na futura cadeia de comando. Além disso, as facções divergem acerca do apoio a partidos políticos e a grupos pró-democracia.

Quando os combates começaram em 15 de abril, ambos os lados culparam o outro por provocar a violência. O exército acusou a RSF de mobilização ilegal nos dias anteriores, e a RSF disse que o exército tentou tomar o poder total em uma conspiração com partidários de Bashir.
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Seis toneladas de camarão são apreendidas em condições insalubres em Campos, no RJ
Próxima notícia Jovem militar de 18 anos que morreu após passar mal em treinamento do Exército é enterrado em Campos, no RJ
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Destaque

Campos vai ganhar um novo Centro de Referência e Tratamento da Criança e Adolescente

11 de julho de 2023
Destaque

Conceição de Macabu celebra 71 anos com hasteamento de bandeira e desfile cívico

15 de março de 2023
Destaque

Unidade Básica de Saúde de Cambaíba é reaberta nesta terça em Campos

18 de julho de 2023
Destaque

Capacitação regional do FNDE começa nesta segunda-feira no Trianon

15 de outubro de 2023

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?