A Operação Lei Seca realizou ações de fiscalização em diversos pontos do estado do Rio de Janeiro e flagrou 504 motoristas dirigindo embriagados de sexta-feira a domingo (19 a 21/5). No interior, Paraty e Campos dos Goytacazes chamaram atenção pelo número expressivo de casos de alcoolemia. Somente em Campos, foram 70 motoristasflagrados pelos agentes. Na capital, os bairros de Botafogo e Jacarepaguá, além da cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense, também apresentaram altas taxas desse tipo de infração durante as abordagens.
Em Paraty, foram duas ações realizadas neste fim de semana. Uma na sexta-feira, próximo à Ponte Hilton Silva, que apresentou 44,4% dos casos de alcoolemia. No sábado, em uma blitz realizada próxima ao Portal Paraty, 37 pessoas estavam dirigindo sob efeito de álcool, índice de 50% dos casos de alcoolemia.
Em Campos dos Goytacazes aconteceram duas ações também. No sábado, na Avenida 28 de Março, foram 51 motoristas flagrados, totalizando 31,6% da taxa. No domingo, na Avenida Nilo Peçanha, 19 condutores foram pegos embriagados.
Na capital fluminense, sábado, o bairro de Jacarepaguá apresentou 32% dos casos de alcoolemia. Ainda no sábado, no município de Nilópolis, a taxa de alcoolemia chegou a 43,3%. No domingo, em Botafogo, 15 motoristas deram positivo para o consumo de álcool.
A Operação Lei Seca realiza ações de educação e fiscalização com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os riscos de consumir bebida alcoólica antes de dirigir, além de prevenir e reduzir acidentes de trânsito.