Neste final de semana, a Cidade da Criança Zilda Arns será palco de uma Feira de Adoção de animais de estimação em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O evento acontecerá no sábado (27) e domingo (28), das 10h às 16h, e contará também com uma ação estratégica de vacinação antirrábica em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Campos (CCZ).
A entrada é gratuita, porém, aqueles que desejarem ajudar famílias em vulnerabilidade social podem doar 1 kg de alimento não perecível.
Para adotar um animal, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar documento original, além de cópias do RG, CPF e comprovante de residência.
A imunização de cães e gatos contra a raiva também será realizada durante o evento, e é importante lembrar que filhotes devem iniciar seu protocolo de vacinação a partir dos 3 meses de idade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/7/46C1oHTKqy7xEBEfrBiA/vacina-animal-campos-luzitanea-xavier.jpg)
Os animais que estão sendo vacinados pela primeira vez precisam receber um reforço após 30 dias, enquanto os que já foram vacinados anteriormente devem receber a vacina anualmente.
Segundo Luzitânia Xavier, diretora da Cidade da Criança, a ação busca aproveitar o fluxo de visitantes no local e facilitar o acesso dos tutores aos serviços oferecidos. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da adoção responsável de animais de estimação.
Ela ressalta que não é necessário ter recursos financeiros significativos para adotar um pet, mas é fundamental entender que se trata de um ser que viverá por muitos anos e fará parte da família.
Durante a feira, a equipe do CCZ estará disponível para esclarecer dúvidas sobre adoção responsável, prevenção e tratamento de doenças zoonóticas, como a esporotricose, uma doença causada por um fungo que afeta a pele de animais e humanos.
Outras atividades na Cidade da Criança
Além da feira, no sábado (27), também será realizado o 1º Treinamento Infantil Regional de Judô na Cidade da Criança. O objetivo do evento é promover essa arte marcial na cidade, que já foi berço de campeões em diversas modalidades esportivas. A atividade, aberta a alunos de judô e instituições federadas e não federadas, será conduzida por senseis faixas pretas e terá duração de duas horas, ocorrendo pela manhã.