O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai fazer um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira (16), no Parque Julião Nogueira, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
De acordo com a Prefeitura, até o dia 2 de junho, a cidade registrou 1.821 casos de dengue, quatro casos de chikungunya e nenhum de zika.
O agentes farão visitas domiciliares, vistoria em terrenos baldios, além de recolhimento de materiais inservíveis e aplicação de larvicida nos imóveis, se necessário.
“Os mutirões de sexta-feira voltaram a ser realizados após o resultado do 2° Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), feito em maio deste ano, que apontou Índice de Infestação Predial (IIP) de 4,5%. No anterior, ocorrido em janeiro, o índice era de 5,2%”, explicou o município.
Já houve visita nos bairros Turf Club e o Caju, onde foram eliminados 91 focos do mosquito em 2.505 imóveis visitados. 561 imóveis precisam ser tratados com larvicida. Também houve o recolhimento de 61 pneus e 48 sacos de lixo.
Próximas datas e regiões a receberem o mutirão do CCZ:
- No dia 23 de junho – Flamboyant I e II;
- No dia 30 de junho: Parque Leopoldina;
- Em julho: os agentes percorrerão as ruas do Tamandaré, João Seixas, Santo Antônio, Residencial da Lapa, São Salvador e Esplanada.
Armadilhas contra o Mosquito
O combate ao mosquito também ocorre nas escolas da rede municipal. Na Escola Lucia Caldas, em Campo Limpo, os alunos puderam trabalhar com a temática e criaram uma armadilha com garrafas pets recicladas para pegar o vetor e evitar a propagação do vírus.