Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

RJ registra 8 casos de febre maculosa: 2 mortes em Itaperuna

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 15 de junho de 2023
Compartilhar

A febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, é uma doença grave e de alta letalidade. O alerta foi feito pelo presidente do Instituto Vital Brazil, Alexandre Chieppe, na manhã desta quarta-feira (14/06), em entrevista à rádio Bandnews durante a Semana da Saúde de Bangu, na Zona Oeste do Rio. Chieppe, que é infectologista e foi secretário de Estado de Saúde até o ano passado, foi questionado por conta dos últimos dois casos de morte confirmados em São Paulo na terça-feira (13/06). O estado de SP tem seis óbitos registrados no total desde janeiro deste ano. No Rio de Janeiro, foram oito casos de febre maculosa registrados no período, com dois óbitos que ocorreram em Itaperuna.

Diante da letalidade da doença e dos recentes casos no país, principalmente em São Paulo, a SES-RJ ressalta que é fundamental um diagnóstico rápido e preciso.

“Quando o tratamento é iniciado nos primeiros cinco dias após o início da exposição, as chances de cura são muito elevadas. Mas se realmente não for diagnosticada a doença, o risco de morte é muito grande, infelizmente”, afirma Alexandre Chieppe.

Geralmente, a incidência da febre maculosa se dá nas chamadas áreas endêmicas, onde já existe a transmissão, que ocorre por meio do contato do ser humano com o carrapato infectado pela bactéria causadora da doença.

O maior risco da febre maculosa ocorre no período da sazonalidade, que começa justamente em junho e vai até setembro. No momento ou mesmo em outras épocas do ano, explica a SES-RJ, é importante que as pessoas tomem alguns cuidados caso visitem ou residam em áreas endêmicas, como as regiões Serrana, Noroeste e parte da Norte no Estado do Rio de Janeiro. No total, são três casos em Itaperuna, dois em Nova Iguaçu, um em Angra dos Reis, um em Itaocara, e um em Natividade

“Se a pessoa esteve em uma área endêmica e apresentou um quadro de febre, é preciso procurar imediatamente um médico e informar que esteve nesse local, evitando que se confunda com outras doenças para não prejudicar o diagnóstico”, ressalta o presidente do Instituto Vital Brazil.

Como o carrapato-estrela costuma ficar em animais, como o cavalo e a capivara, principalmente, outra medida importante, destaca a Secretaria de Saúde, é o uso de roupas claras quando estiver numa região endêmica, ou em área de mata. A tonalidade da roupa facilita a identificação da presença do carrapato para que possa ser retirado.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Atleta campista morre com quadro suspeito de febre maculosa
Próxima notícia São João da Barra celebra 173 anos com shows dos grupos ‘Os Mulekes’ e ‘Só pra Contrariar’
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Golpe do falso cadastro do SUS deixa idoso com prejuízo de quase R$ 9 mil em Guarus
13 de janeiro de 2026
Rio registra a temperatura mais alta do ano
13 de janeiro de 2026
Concurso de Mascarados e Dominós de SJB está com inscrições abertas 
13 de janeiro de 2026
Volta às aulas: Procon divulga lista de material que escolas não podem solicitar
12 de janeiro de 2026

Você também pode gostar

Ciência e Saúde

Dengue: CRD preparado para possível aumento no número de casos

7 de janeiro de 2024
Ciência e Saúde

Fiocruz entrega hoje as primeiras 500 mil doses de vacina conta Covid-19 produzidas no País

17 de março de 2021
Ciência e Saúde

Gripe: vacinação é ampliada para toda a população a partir dos 6 meses de idade

28 de junho de 2022
Ciência e Saúde

Vacinação disponível em três postos durante o final de semana e feriado

15 de janeiro de 2024

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?