Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Destaque

Jornalista campista lança documentário no Museu da Cultura e da História Afro

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 15 de agosto de 2023
Compartilhar

O documentário Cores Pretas, dirigido pela jornalista campista Stella Tó, será exibido no próximo sábado (19), às 10h, no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), no Rio. A proposta do documentário, que já foi exibido no Museu Histórico de Campos, em 2018, é fomentar o longo e intenso debate sobre mulheres negras que ocupam lugares estratégicos e relevantes na sociedade e enfrentam sistematicamente a violência do racismo.

A exibição será seguida de roda de conversa, que já conta com a presença confirmada da deputada estadual Dani Balbi, da assistente social Simone Ramos e da doula Livia Tó. O filme, que é Patrimônio Cultural de Campos faz uma costura entre a vida de cinco mulheres negras, que narram suas vivências de enfrentamento ao racismo e que, ainda assim, vislumbram possibilidades de construir caminhos frutíferos para as próximas gerações.

A exibição do documentário faz parte da programação oficial do Muhcab, que traz ainda curso de letramento racial, lançamento de livro, abertura da exposição Contemporânea Ancestral, dramaturgias afirmativas de Jongo e roda tradicional de samba, no mesmo dia da exibição.

Para a jornalista Stella Tó essa é uma oportunidade de reunir mulheres negras que se destacam em diferentes frentes para compartilhar suas trajetórias de lutas. “Quando ocupamos lugares estratégicos de decisão é preciso reafirmar o quanto nossos passos são relevantes e convocar as nossas para andarmos juntas. Não existe empoderamento único. A gente só consegue caminhar com firmeza quando damos passos em coletividade”, ressaltou Stella Tó. (leia mais abaixo)

 

Mulher negra no centro do debate

Segundo dados da República.org, o Brasil é composto por 51,1% de mulheres, sendo 44% mulheres autodeclaradas pretas e pardas. No entanto, ao comparar cargos de liderança na administração pública, por exemplo, as mulheres negras ocupam menos de 12% dos cargos de gestão na esfera federal. Mesmo ocupando esses lugares de liderança, a estrutura do racismo atravessa a trajetória dessas mulheres. Seja por microviolências diárias, seja por salários menores, seja por macroviolências quando estão fora de seus lugares de poder. A roda de conversa com o tema “Racismo estrutural e os atravessamentos na vida de uma mulher negra” pretende trazer para o centro do debate de que forma o Brasil está sendo pensado e estruturado para dar, não só visibilidade, mas possibilidades de existência plena para a maioria das mulheres que sustentam o país.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Câmara de Vereadores propõe lei oficializando Ao Livro Verde como patrimônio histórico e cultural
Próxima notícia Marcos Bacellar pede desculpas a Rosinha através de nota
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Nicole de Thiun é bicampeã em prova do Campeonato Brasileiro
14 de novembro de 2025
Quatro filhotes vão reforçar Grupamento de Operações com Cães
14 de novembro de 2025
Feirão de Renegociação da Enel será realizado nos dias 17 e 18 de novembro
13 de novembro de 2025
Idoso é morto na BR-101, em Travessão
12 de novembro de 2025

Você também pode gostar

Destaque

Quissamã comemora 34 anos com shows de Roupa Nova e Anderson Freire; confira programação

9 de junho de 2023
Destaque

Ação de conscientização no trânsito durante o verão é realizada em São Francisco de Itabapoana, no RJ

16 de fevereiro de 2023
DestaquePolícia

Polícia faz ação para coibir venda de celulares roubados no Centro do Rio

9 de junho de 2022
Destaque

Mais de 900 vagas de emprego no setor offshore, inclusive na Bacia de Campos

6 de julho de 2023

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?