Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e SaúdeCampos dos Goytacazes

Programa Sífilis Zero amplia número de testes rápidos em Campos, no RJ

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 11 de setembro de 2023
Compartilhar

Por meio do programa “Sífilis Zero”, a Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, aumentou a oferta de testes rápidos para a população. O programa foi lançado na última semana e tem como objetivo reduzir o número de casos, interromper a transmissão e estabelecer o fluxo de monitoramento aos pacientes em tratamento.

Além disso, a Prefeitura explica que o programa busca ainda sensibilizar a população e os profissionais de saúde com foco no diagnóstico precoce e tratamento adequado da sífilis adquirida, em gestante e congênita (que passa da mãe para o feto).

Atendimento

 

A diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA) da secretaria de Saúde, Bruna Araújo, explica que os pacientes serão referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) para a realização do teste rápido, após agendamento prévio pelo site da Prefeitura, através do Consulta Fácil, ou por demanda espontânea, dependendo da unidade.

O tratamento também será realizado na própria UBS, um procedimento que é autorizado pelo Ministério da Saúde e está dentro da autonomia do enfermeiro.

No caso de gestantes, o teste é feito obrigatoriamente na primeira consulta. A medida vale também para histórico de exposição de risco/violência sexual.

Se o resultado for positivo (reagente), o tratamento começa imediatamente com exames complementares (testes não treponêmicos – VDRL) solicitados no primeiro atendimento e com a prescrição do medicamento.

O parceiro também será convocado em caso de teste positivo. “A Vigilância Epidemiológica será notificada após o início e ao final do tratamento até a cura do paciente”, ressaltou Bruna Araújo.

Bruna ressaltou ainda a importância do trabalho das enfermeiras e que, antes, os pacientes com sífilis eram atendidos nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs).

Gestantes

Caso a mãe não tenha sido tratada durante o pré-natal, a maternidade ficará responsável pela administração do medicamento, encaminhando a paciente, de acordo com o protocolo estabelecido, para a Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa dela.

“O recém-nascido será encaminhado ao CDIP, para a realização do monitoramento do bebê até um ano e seis meses de idade. No caso de gestante com cicatriz sorológica para sífilis, a testagem deve ser mantida conforme rotina preconizada no pré-natal (1º, 2º e 3º trimestres da gravidez), por meio do VDRL”, explica a Prefeitura.

Capacitação

A assessora chefe da Vigilância Epidemiológica de Campos, Sílvia Campos Reis Martins, disse que grande parte da equipe já foi treinada através do Sistema de Atenção e Vigilância em Saúde (Salus) e está devidamente preparada para assistir à população da melhor maneira possível.

“O programa ‘Sífilis Zero’ foi criado para que possamos organizar o serviço de saúde no diagnóstico, tratamento e monitoramento da sífilis no município. O programa Salus nos auxilia no monitoramento do agravo, permitindo a visualização do cenário da doença no município, proporciona um monitoramento mais ativo, com visualização da adesão ao tratamento e se o mesmo está sendo feito em tempo oportuno. Depois do treinamento das equipes, iniciamos a utilização da plataforma Salus para que, junto com o profissional que está na ponta, possamos acompanhar o paciente desde o diagnóstico até a cura da doença”, explicou Sílvia.

Sobre a sífilis

 

Manifestações da sífilis — Foto: Arte/TV Globo

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode levar à morte. Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto e também pelo contato sexual desprotegido com um parceiro (a) infectado (a).

Nos adultos, a sífilis pode causar feridas nos órgãos genitais, manchas e lesões na pele, ínguas, quadros graves cardíacos e neurológicos.

A doença apresenta três estágios: sífilis primária, secundária ou latente e terciária. A primeira fase é caracterizada por uma ferida única e indolor, com bordas bem definidas e endurecidas. A secundária inicia-se após a cicatrização da úlcera – normalmente a lesão cicatriza sem nenhum tipo de intervenção. Já a última fase é caracterizada por destruição tecidual e pode afetar os sistemas cardiovascular, nervoso e ósseo.

“A conscientização sobre os riscos da doença, os métodos de prevenção durante as relações sexuais, uso de preservativo interno e externo, acompanhamento durante a gestação e o cuidado preventivo, como a testagem regular, são essenciais para evitar o contágio”, explicou Sílvia.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Wladimir anuncia concurso com 195 vagas para Guarda Municipal de Campos
Próxima notícia Carreta com bebida alcoólica pega fogo e interdita trecho na BR-101, em Casimiro de Abreu
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Golpe do falso cadastro do SUS deixa idoso com prejuízo de quase R$ 9 mil em Guarus
13 de janeiro de 2026
Rio registra a temperatura mais alta do ano
13 de janeiro de 2026
Concurso de Mascarados e Dominós de SJB está com inscrições abertas 
13 de janeiro de 2026
Volta às aulas: Procon divulga lista de material que escolas não podem solicitar
12 de janeiro de 2026

Você também pode gostar

DestaqueCampos dos Goytacazes

Bairros Donana e Esplanada, em Campos, recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti

3 de março de 2023
DestaqueCampos dos Goytacazes

Prisão domiciliar é concedida a filha de Rogério “Xerife” e advogada

19 de dezembro de 2024
Ciência e Saúde

Covid-19: Secretaria de Saúde distribui mais de 453 mil doses de vacinas

31 de maio de 2021
Ciência e Saúde

PMCG e Estado lançam obra da Clínica de Hemodiálise

11 de agosto de 2023

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?