O governador Cláudio Castro entrará para a história do Norte Fluminense em 2024 como o governante que entregou uma obra aguardada há 40 anos pela população da região e que trará grandes benefícios para vários setores: a Ponte da Integração. Com estrutura de 1.344 metros, que encurtará a viagem entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana em até 80 quilômetros e beneficiará milhares de produtores rurais, promete ainda alavancar o turismo regional e também será uma rota alternativa para o movimento de veículos de cargas do Porto do Açu e sua conexão com o futuro Porto Central, em Presidente Kennedy, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro.
São mais de 30 anos de expectativa que separam a Ponte João Figueiredo (alternativa para interligação entre os municípios, na década de 1980) e a Ponte da Integração, que foi marcada por adiamentos para início das obras, por conta de ações judiciais durante a licitação e também na liberação das verbas.
Constituída por vigas pré-moldadas de concreto, a ponte possui uma superestrutura de 1.334,30m de extensão, 35 pilares, quatro faixas de tráfego e uma faixa de pedestre.