Na Baixada Campista, no distrito que recebe o nome do santo, a Diocese de Campos preparou uma vasta programação para os peregrinos, devotos e romeiros durante os dias da festa. O dia do santo é celebrado no dia 15 de janeiro. A programação começa neste sábado, dia 13, e tem show, missas, procissão, cavalhada e o tradicional ‘Caminho de Santo Amaro’ sendo feito por milhares de romeiros de várias cidades da região e do país. A Prefeitura de Campos vai instalar quatro pontos de apoio em todo o percurso na RJ 216, principal via de acesso à localidade. A tradição da festa completa 291 anos e teve início com a chegada dos monges beneditinos, vindos de Roma, na Itália. Confira a programação do evento aqui.
Durante o trajeto, os fiéis vão contar com o primeiro ponto de apoio no Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), no Parque Tropical; o segundo em Mineiros; depois em Baixa Grande; e o último, próximo à chegada de Santo Amaro.
No primeiro ponto, para ajudar na segurança, os romeiros receberão pulseiras refletivas. Além disso, representantes das secretarias municipais de Governo e Turismo estarão nos quatro pontos acompanhando e apoiando nas estruturas.
Os locais vão contar, ainda, com aferição de pressão e glicose, distribuição de água e frutas. Já próximo à chegada, no último ponto, o Grupo RDZ vai disponibilizar profissionais para massagem. Os fiéis também contarão com uma máquina de café, disponibilizada pela marca Três Corações.
TRADIÇÃO – A secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, fala da tradição e destaca a importância da maior festa religiosa da região. “A festa de Santo Amaro é o maior evento religioso da nossa região, um dos maiores do estado, e guarda uma tradição de 291 anos.