A Comissão de Investigação do Sindipetro-NF irá analisar detalhes do acidente ocorrido na plataforma P-62, por volta das 3h da última quinta-feira (25), quando a gangway (ponte) entre a plataforma e a Unidade Manutenção Guarapari (UMGR) desacoplou no momento em que um funcionário realizava a travessia. Ele conseguiu correr, retornar ao local seguro e não se feriu. Mas, todos os trabalhadores ficaram assustados com o ocorrido. Em 2016, durante um desacoplamento a ponte caiu no mar.
O prazo para conclusão das investigações é de 30 dias, que pode ser prorrogado. Mas, segundo o coordenador geral, o tempo é quase sempre suficiente para conclusão dos trabalhos.
Segundo o diretor do NF, Marcelo Nunes, “caso o ocorrido tivesse acontecido no horário de movimento na plataforma, muito homens poderiam ter ido ao mar”. Marcelo também alertou que esse acidente vai impactar nos embarques e desembarques dos trabalhadores de P-62, já que os voos acontecem pela UMGR quando uma plataforma está em reforma.
O NF solicita aos trabalhadores da Bacia de Campos que fiquem atentos para situações semelhantes que estão acontecendo devido ao mau tempo. Como orientação, o Sindicato indicou que caso o trabalhador avalie que há risco de vida de passar pela gangway, o ideal é usar o direito de Recusa garantido pela NR-37 e não ultrapassar. Em caso de novas denúncia a orientação é encaminhar ao sindicato pelo e-mail [email protected].