A Polícia Civil concluiu os primeiros inquéritos relatos face à empresa Excursão Campos, que fez centenas de vítimas com o golpe do falso pacote de viagem. Dezenas dos clientes lesados denunciaram ter feito contato direto com a proprietária da empresa, comprado viagens para diversos destinos e efetuado o pagamento de uma excursão que nunca aconteceu. Os crimes foram detalhadamente investigados na 134ª DP/Centro pelos agentes Halrison Nogueira Chagas e Fernanda Granato, sob coordenação do delegado titular da unidade, Alexandre Netto Cardoso. Ao concluir os trabalhos, a equipe encaminhou os procedimentos ao Ministério Público Estadual (MP-RJ) para que, caso acate-os, ofereça denúncia à Justiça e a suspeita responda criminalmente pelos golpes aplicados.
Todas as vítimas narraram situações semelhantes: descobriram os pacotes com preços atrativos pela rede social da empresa, fizeram contato com a proprietária e fecharam o pacote, efetuando o pagamento. Segundo relatos, somente este primeiro contato era fácil. Depois da compra paga, a suspeita não mais atendia às ligações, tampouco respondia às mensagens encaminhadas no WhatsApp.
A engenheira de produção Simone Souza está entre as vítimas. Até hoje ela não conseguiu reaver o dinheiro que pagou pela viagem que faria no último Réveillon para Porto Seguro/BA.
“Comprei o pacote em novembro, num preço realmente muito atrativo, mas caracterizado como Black Friday. Estranhei de cara o fato dela não ter feito um grupo para reunir as pessoas da viagem, mas entendi que poderia ter outras excursões antes e deixaria isso para depois. Tive um problema pessoal e fique envolvida com isso por um longo tempo, sem conseguir pensar em viagem. Quando tentei retomar o contato com ela, notei que não me respondia. Eu insistia e nada! Tive certeza que se tratava de um golpe. Descobri diversas outras pessoas que também foram vítimas dela. Até hoje ainda não consegui o estorno dos R$ 1580 que paguei pela viagem”, contou Simone.
Ela revelou ainda que nesta quarta-feira (7), a suspeita respondeu a uma de suas mensagens, informando que a partir da próxima segunda-feira (12) a empresa começaria a fazer o reembolso às pessoas que pagaram pelas viagens não realizadas. “Quero acreditar que seja verdade. Mas é difícil! Quem fará qualquer coisa numa segunda-feira de Carnaval?”, cogitou. Simone participa de um grupo de WhatsApp com várias outras vítimas e contou que a mesma mensagem foi encaminhada a diversas pessoas.
Inquéritos — Além de algumas das vítimas, a suspeita de ter aplicado os golpes, parentes e pessoas próximas dela também foram ouvidas pelos agentes da 134ª DP.
Pessoas que tenham sido lesadas pela Excursão Campos ainda podem denunciar a empresa à Polícia Civil. Basta ir a 134ª DP e formalizar o Registo de Ocorrência (RO).