Retornar à normalidade ainda parece algo distante para a população de Santo Eduardo, localidade que no dia 23 de março foi acometida pela tromba d’água que afetou cerca de 90% das casas. Desde então, os moradores tentam limpar as casas e recuperar o que é possível entre móveis, eletrodomésticos e diversos pertences, muitos deles danificados pela água e pela lama. Desde o sábado (24), a empresa responsável pela coleta e tratamento de lixo em Campos passou a operar em regime especial na localidade, com funcionários e máquinas, a fim de desobstruir ruas e retirar todo o lixo, inclusive do interior das casas.
Durante mais de uma semana, a companhia atuou com três retroescavadeiras, 1 carregadeira e 12 caminhões. Também foram deslocadas para Santo Eduardo, 9 equipes, totalizando 150 funcionários atuando em todas as frentes de limpeza. Dentro de 15 dias as equipes vão retornar ao local para recolher mais material que possa ter sido retirado das residências e que precise ser descartado.
“Nossos colaboradores trabalharam de forma incansável, com total zelo com os moradores e empatia com a situação”, destacou Simone Muniz, secretária de Serviços Públicos.
Outros bairros, também afetados pelas chuvas receberam serviços de limpeza, capina, varrição, roçada e retirada de entulhos. IPS, Parque Aurora, Parque Rosário, Parque Novo Eldorado, Jardim Carioca, Parque Novo Mundo e Parque Rio Branco também foram atendidos.
Além das vias, bueiros receberam limpeza das equipes da pasta. “Em todo mutirão, as equipes também fazem a limpeza de bueiros nas ruas, assim como os “Pontos Críticos”, locais onde, constantemente há colocação de material pela população, também recebe atenção da pasta”, disse a secretária.