Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Destaque

Jovens de São João da Barra receberam projeto ‘Partiu Trabalho 2’ com patrocínio da Ferroport

Redação TRC
By Redação TRC
Atualizado pela última vez em: 23 de outubro de 2024
Compartilhar

Nos dias 19 de setembro a 22 de outubro, São João da Barra sediou o projeto ‘Partiu Trabalho 2’, que ofereceu oficinas gratuitas de artes cênicas voltadas para jovens que se preparavam para ingressar no mercado de trabalho.

O objetivo era ensinar técnicas que auxiliassem na busca pelo primeiro emprego. Ao final das oficinas, os estudantes apresentaram um espetáculo, que não apenas fortaleceu os vínculos entre os jovens, seus familiares e a comunidade, mas também celebrou as conquistas alcançadas durante o processo de aprendizado.

A ação visou capacitar jovens para o desenvolvimento da expressão corporal, habilidades de improviso e interação em grupo. Além disso, buscou explorar a expressão artística e estética dos participantes por meio das artes cênicas, proporcionando um espaço para crescimento criativo e pessoal, importantes para quem está em busca das primeiras oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

No Brasil, conseguir o primeiro emprego continua sendo um grande desafio, especialmente para os jovens. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE em 2023, a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos era significativamente alta, atingindo cerca de 29%. Essa realidade era influenciada pela falta de experiência profissional prévia e pela competitividade do mercado de trabalho, que frequentemente exige habilidades específicas e experiência anterior mesmo para vagas de entrada. Além disso, a escassez de oportunidades alinhadas com as expectativas dos jovens contribui para prolongar o período de procura por emprego, impactando a inserção e o crescimento econômico e social dessa faixa etária.

Pensando nisso, o projeto ‘Partiu Trabalho 2’ abordou uma temática extremamente relevante para a faixa etária, como a utilização das artes cênicas como ferramenta de organização, expressão e integração entre jovens, promovendo habilidades essenciais

como comunicação, colaboração e criatividade. Além disso, explorou as melhores práticas para o ingresso efetivo dos jovens no mercado de trabalho, enfatizando tanto competências técnicas quanto habilidades comportamentais. O desenvolvimento artístico e cultural dos participantes também foi central, proporcionando um espaço para expressão pessoal e crescimento em um contexto de aprendizado e desenvolvimento contínuos.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto ‘Partiu Trabalho 2’ tem a produção da Odin Cultura Entretenimento e Publicidade, apoio da Komedi e Sancell, com patrocínio da Ferroport e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

O projeto ‘Partiu Trabalho 2’ aconteceu nas seguintes escolas: CE João Coelho da Silva e Colégio Estadual Admardo Alves Torres. Ao todo, mais de 90 jovens foram beneficiados com a iniciativa.
Sobre a Ferroport: A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, holding que desenvolve o Porto do Açu, o maior empreendimento portuário de águas profundas do Brasil. Em atividade desde 2014, é responsável pela movimentação de minério no porto-indústria e ocupa a quarta posição entre os terminais privados do país.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Águas do Paraíba informa que abastecimento de água será interrompido em diferentes localidades de Campos nesta quarta
Próxima notícia Policial penal demitido após ser flagrado com drogas em presídio no Rio
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Após furtos no Centro PM lança operação com trailer fixo na Praça
26 de setembro de 2025
Goytacaz consegue reverter punição no TJD e voltará a jogar no Aryzão
25 de setembro de 2025
Extorsão: criminosos exigiam R$ 500 por mês para comerciantes e empresários da Baixada Campista 
24 de setembro de 2025
Dona de clínica de estética em Campos é presa com canetas emagrecedores vencidas
23 de setembro de 2025

Você também pode gostar

Polícia

Traficantes atiram nas mãos de usuário que teria furtado drogas em Barcelos

8 de janeiro de 2024
Sem categoriaPolícia

Polícia indicia médico contratado por influenciador Bruno Krupp por fraude processual

17 de agosto de 2022
Destaque

PoderData: 62% desaprovam governo; Bolsonaro é ruim ou péssimo para 56%

22 de julho de 2021
Ciência e SaúdeDestaque

Pessoas com transtorno do espectro autista poderão ter acompanhante durante internações em hospitais

7 de março de 2023

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?