Está aberto o período de requerimento para participar da 3ª edição do Casamento Comunitário 2023. O evento, que está previsto para ser realizado na segunda quinzena de agosto, é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, por meio da Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e o programa Justiça Itinerante.
Mais de 100 pessoas já selaram a união por meio do Casamento Comunitário, que é direcionado aos casais referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A cerimônia é gratuita, com buffet, ornamentação e muita animação.
Os casais interessados devem levar uma série de documentos pessoais (veja a relação no final desta matéria) ao Fórum de Campos, na Avenida XV de Novembro, 289 (Beira Rio). No local, o atendimento será realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h, no Cartório da Justiça Itinerante. Entre os dias 14 e 28 de julho, o atendimento no local será de segunda a sexta. Cada casal deverá levar, ainda, duas testemunhas, que não podem ser seus pais ou mães ou menores de 21 anos e que também precisam levar documentação.
Entre os requisitos para o cadastro estão: ser maior de 21 anos; ter renda familiar de até dois salários mínimos; possuir certidão de nascimento original; ser referenciado nos CRAS ou CREAS. No ato da inscrição no fórum, deverão estar presentes o casal e duas testemunhas; além de levar duas cópias dos documentos exigidos, que são indispensáveis. Dúvidas podem ser tiradas através do telefone: 22 2737-9697.
“O Casamento Comunitário é uma oportunidade muito bacana para aqueles casais que vivem em situação de vulnerabilidade social, pois a gente sabe que casar acaba sendo caro para algumas pessoas. Já realizamos duas edições emocionantes que, com certeza, marcaram a vida dos noivos e de quem presenciou a festa. Essa parceria com o Tribunal de Justiça é muito importante para que a gente realize o registro matrimonial, a festa, a comemoração, fazendo com que a Assistência Social também esteja em momentos de alegria”, disse o secretário Rodrigo Carvalho, lembrando que os noivos e as testemunhas precisam estar presentes no momento da inscrição no Fórum.
LISTA DE DOCUMENTAÇÃO
PARA OS NOIVOS:
1- RG;
2- CPF;
3- Comprovante de residência (EM NOME DE UM DOS NOIVOS);
4-CNIS (certidão que é emitida pelo site do INSS);
5- Carteira de trabalho e/ou contra-cheque atualizado;
6- Certidão de nascimento dos noivos ou certidão de casamento com averbação do divórcio (caso seja divorciado) ou averbação da morte do cônjuge (se for viúvo); ORIGINAL DA CERTIDÃO FÍSICA.
7- Certidão de nascimento dos filhos (filhos em comum do casal);
8- Documentos dos bens (caso haja). Imóvel (casa), terreno, apartamento trazer escritura. Carro ou moto trazer CRV;
PARA AS TESTEMUNHAS:
1-RG;
2-CPF;
3- Comprovante de residência (em nome da testemunha).
4- Comprovante de casamento (caso as testemunhas sejam casadas entre si)
TODOS OS DOCUMENTOS ACIMA LISTADOS ORIGINAL E 2 (DUAS) CÓPIAS DE CADA.