Carroceiros realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (19), em Campos dos Goytacazes, contra as novas regras para veículos de tração animal (VTAs). A manifestação ocorreu após a Prefeitura publicar no Diário Oficial da última sexta-feira (15) uma portaria que entrou em vigor nesta segunda-feira (18).
Durante o ato, os manifestantes chegaram a causar um pequeno congestionamento no trânsito do Trevo do Índio, na BR-101, além de impactar o tráfego nas avenidas Artur Bernardes e Nilo Peçanha. Em seguida, o grupo seguiu para a sede da Prefeitura, cobrando uma reunião com representantes do Executivo para rever a decisão. Até a publicação desta matéria, não havia informações se eles foram recebidos. A Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanham a mobilização.
A nova regulamentação determina o cadastramento obrigatório de condutores e animais, além de proibir a circulação de carroças em diversas vias da cidade, incluindo corredores de grande movimento, como as avenidas 28 de Março e Arthur Bernardes.
O cadastramento começou nesta segunda-feira (18) e seguirá até o dia 29 de agosto, na Rua Sílvio Fontoura, nº 81, no Parque João Maria (ao lado da UBS PET). Para se inscrever, os proprietários devem apresentar identidade, CPF, comprovante de residência, além de informações sobre o veículo de tração e os animais. Não é necessário levar carroça ou animal no ato da inscrição.
De acordo com a Prefeitura, após o censo, os carroceiros deverão participar de cursos de capacitação, enquanto os animais passarão por exames clínicos, vacinação e microchipagem. A medida, segundo o município, tem como objetivo organizar a categoria, garantir mais segurança viária e promover o bem-estar animal.