Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Saúde

Predominância de Influenza A e Vírus Sincicial Respiratório alerta profissionais da saúde em Campos

De 94 amostras analisadas, 41 tinham os dois vírus

Redação TRC
By Redação TRC
Atualizado pela última vez em: 17 de setembro de 2025
Compartilhar

O monitoramento realizado pelo setor de Vigilância Epidemiológica e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), identificou que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o Influenza A foram os principais agentes infecciosos das síndromes respiratórias com maior circulação em Campos, entre os meses de maio e agosto deste ano. Essa vigilância é essencial para compreender quais vírus estão em circulação e, assim, orientar medidas de prevenção em saúde pública.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, a vigilância contínua foi realizada a partir de 94 amostras de pacientes hospitalizados. Os resultados mostraram que em 41 amostras foram identificadas a presença do VSR e 29 de Influenza A. Também teve nove amostras positivas para o rinovírus, quatro para adenovírus e quatro para Influenza B. Já três para SARS-CoV-2, três para Adenovírus e uma para Parainfluenza.

“A vigilância é contínua e nos permite identificar os vírus que mais circulam na população. Esses dados mostram que, assim como desconfiávamos, nos adultos e adolescentes há um predomínio da circulação do Influenza, causador da gripe. Mas, também, observamos que segue circulando o Coronavírus. Já nas crianças, o Vírus Sincicial Respiratório, causador da bronquiolite, continua sendo o principal agente. Ela é uma doença sazonal e que acomete as crianças principalmente no inverno”, explica Rodrigo.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Quanto à circulação do Influenza e SARS-CoV-2, Rodrigo Carneiro reforça que contra as duas doenças transmitidas por via respiratória há vacinas. Então, a orientação é que aquelas pessoas que não se imunizaram ainda procurem os locais de vacinação o mais breve possível.

“Esses pacientes podem apresentar quadros graves, mas para essas duas doenças temos vacinas. Além disso, para pessoas que estejam em grupos de risco e desenvolvam quadros mais graves, existe tratamento medicamentoso tanto para o Coronavírus como para Influenza, mas isso deve ser prescrito pelo médico que acompanha cada paciente”.

Com relação às crianças, Rodrigo Carneiro alerta para a importância de manter o calendário vacinal em dia, já que infecções respiratórias podem abrir caminho para o Vírus Sincicial Respiratório.

“A bronquiolite é uma doença potencialmente grave. Ainda não temos uma vacina usada em larga escala contra o Vírus Sincicial Respiratório, mas existem opções terapêuticas, como o Palivizumabe, indicado principalmente para bebês prematuros extremos e cardiopatas com fatores de risco específico contra o vírus”, acrescentou Rodrigo Carneiro.

No SUS, o anticorpo Palivizumabe, administrado por meio de injeções no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), é liberado pelo Governo do Estado, através de processo requerido junto à Farmácia Municipal de Campos.

IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO
O subsecretário ressaltou que o monitoramento dos principais agentes infecciosos causadores de inúmeras síndromes clínicas, entre elas as síndromes respiratórias, é essencial para compreender quais vírus estão em circulação e, assim, orientar medidas de prevenção em saúde pública. “Esse acompanhamento contínuo é fundamental para confirmar os micro-organismos presentes em nosso meio e adotar estratégias de controle mais eficazes”, conclui Rodrigo.

TAGS:destaque
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Maçonaria promove Feijoada Beneficente no Asilo do Carmo
Próxima notícia Com estoque crítico, hemocentro convoca doadores com máxima urgência
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Previsão de chuva para a região até sexta-feira
20 de janeiro de 2026
Operação Ruído Zero intensifica fiscalização e combate ao som automotivo em Farol
20 de janeiro de 2026
Velório de Arnaldo Vianna reúne autoridades e população no Teatro Trianon
19 de janeiro de 2026
Confira a programação de final de semana em Farol e Lagoa de Cima
16 de janeiro de 2026

Você também pode gostar

DestaqueCampos dos GoytacazesPolícia

Operação apreende carros, joias e eletrônicos em investigação de estelionato e clonagem de veículos em Campos

4 de dezembro de 2024
Eleições

Pesquisa Paraná: Caio Vianna (52,6%) e Wladimir Garotinho (47,4%)

20 de novembro de 2020
DestaquePolícia

Polícia Civil apura a morte de bebê de oito meses em Bom Jesus do Itabapoana

9 de dezembro de 2024
DestaqueEleições

Ministro relator define julgamento da chapa Wladimir/Frederico Paes para próxima semana

3 de dezembro de 2020

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?