Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Coisa Boa

Uenf promove curso sobre Educação Inclusiva e TEA

Redação TRC
By Redação TRC
Atualizado pela última vez em: 5 de outubro de 2025
Compartilhar

Com apoio da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM),a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) oferece o curso TEA com Ciência, formação em Educação Inclusiva voltada ao atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. As atividades acontecem neste sábado (4) e domingo (5), no campus da UENF, Prédio E1, 2º andar, com promoção da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PROAC). O objetivo central é capacitar futuros educadores para práticas mais inclusivas e baseadas em evidências científicas.

A iniciativa destina-se principalmente a licenciandos da universidade e profissionais da educação da rede municipal, que terão acesso a conteúdos teóricos e oficinas práticas ao longo do fim de semana. Além de atualizar conhecimentos sobre o TEA, os organizadores esperam formar multiplicadores capazes de levar estratégias inclusivas para salas de aula em diferentes níveis de ensino. A parceria com a EFEM ampliou a oferta de vagas para servidores municipais, tornando a ação mais próxima da realidade das escolas.

O coordenador geral do projeto, Carlos Jóber Brito, ressaltou a continuidade do programa e o alcance das ações anteriores. Brito destaca que “esta será a quarta edição. Fizemos uma edição presencial e estamos com outras duas on-line em andamento, mas essas três primeiras foram exclusivas para os estudantes de licenciatura da UENF. Nosso planejamento é outra edição ainda no mês de outubro”. 

Durante o curso os participantes irão trabalhar conceitos básicos sobre o Transtorno do Espectro Autista, identificação de demandas específicas e adaptações pedagógicas. A execução do projeto conta com recursos provenientes de emenda parlamentar, tendo o pró-reitor de assuntos comunitários, Milton Kanashiro, como responsável pela iniciativa, que integra formação acadêmica e extensão comunitária. A intenção é fortalecer a articulação entre universidade e escolas para promover políticas públicas educacionais mais inclusivas e sustentáveis.

Sobre o apoio da EFEM à iniciativa, Carlos Jóber Brito afirmou que “a parceria surgiu de um desejo nosso em alcançar a rede municipal de educação e a aceitação da escola foi imediata. O que nos deixou muito felizes pelo entendimento da necessidade da formação em Educação Inclusiva”. Ele pontua ainda que “os estudantes com TEA estão em todos os níveis de ensino e os profissionais, na grande maioria das vezes,precisam de constante capacitação para acolhê-los e propiciar equidade dentro da neurodivergência e comorbidades de cada um”. A articulação pretende reduzir lacunas de conhecimento e ampliar o acolhimento nas escolas.

A gerente da EFEM, Talita Ernesto, celebra a parceria e destaca o impacto esperado. Para ela, “a parceria com a UENF em mais uma formação, desta vez voltada ao Transtorno do Espectro Autista, nos oferece uma valiosa oportunidade de aprofundar conhecimentos e, com isso, transformar realidades. Aprender sobre o TEA nos convida a enxergar o outro com mais empatia, respeito e sensibilidade. É um passo importante para contribuir na construção de ambientes verdadeiramente inclusivos”.

TAGS:destaque
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Paciente se emociona com banho de sol no HGG, após dois meses de internação
Próxima notícia Perdeu o “Dia D”? saiba onde ficam os postos fixos de vacinação antirrábica
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Golpe do falso cadastro do SUS deixa idoso com prejuízo de quase R$ 9 mil em Guarus
13 de janeiro de 2026
Rio registra a temperatura mais alta do ano
13 de janeiro de 2026
Concurso de Mascarados e Dominós de SJB está com inscrições abertas 
13 de janeiro de 2026
Volta às aulas: Procon divulga lista de material que escolas não podem solicitar
12 de janeiro de 2026

Você também pode gostar

Coisa Boa

Projeto oferece vivências gratuitas de surf e SUP para mulheres da Região dos Lagos

25 de abril de 2024
Coisa BoaEsportes

Rayssa Leal se destaca na última manobra e conquista a Liga Mundial de Skate Street

17 de julho de 2022
Eleições

Pesquisa Paraná: Caio Vianna (52,6%) e Wladimir Garotinho (47,4%)

20 de novembro de 2020
Cidades

Policiais da Deam prenden em Atafona homem acusado de estuprar sobrinhas em São Francisco

29 de setembro de 2025

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?