Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

Niterói passa a integrar a Aliança pela Ação Climática

Redação
By Redação
Atualizado pela última vez em: 2 de junho de 2021
Compartilhar

Uma das metas da iniciativa é que sejam cumpridos os compromissos pactuados no Acordo de Paris para conter o aumento do aquecimento global. Documento prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa

Niterói passou a fazer parte da Aliança pela Ação Climática (ACA) Brasil, uma coalizão dedicada a empreender medidas e aumentar o apoio público no enfrentamento à emergência climática mundial. O prefeito Axel Grael assinou o termo de adesão e lembrou que o município tem boa visibilidade nacional no campo das ações para a sustentabilidade ambiental.

O convite para a adesão da cidade partiu da equipe do Local Governments for Sustainability (ICLEI) Brasil, uma rede internacional da qual Niterói é membro desde 2017. Uma das metas da iniciativa é que sejam cumpridos os compromissos pactuados no Acordo de Paris, que foi assinado por 195 países para conter o aumento do aquecimento global e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. O movimento já existe nos Estados Unidos, Vietnã, México, Argentina, Japão e África do Sul.

“Desde 2013, a questão climática é tratada com muita seriedade em Niterói. A Prefeitura desenvolve projetos voltados para educação ambiental, preservação de parques e florestas, recuperação da Lagoa de Piratininga, iniciativas de reflorestamento, controle da emissão de gases do efeito estufa, entre outros. Recentemente, criamos uma Secretaria do Clima que cuida das políticas de prevenção, adaptação e mitigação de danos com relação às mudanças climáticas. É a primeira Secretaria do Clima do País. Niterói se tornou signatária da ACA porque assume sua responsabilidade e liderança nesse tema tão vital e estratégico”, destacou Axel Grael.

Atualmente, a ACA conta com 17 cidades membros, três estados, nove empresas e investidores e 14 organizações da sociedade civil organizada. No Brasil, a missão da aliança é mobilizar autoridades locais e estaduais, acadêmicos, lideranças empresariais, organizações da sociedade civil e a juventude sob a bandeira da Aliança pela Ação Climática, para aumentar o tamanho do movimento subnacional e também de organizações não governamentais; melhorar a clareza e consistência de suas mensagens coletivas; melhorar as sinergias entre as iniciativas em curso em apoio às ações climáticas locais, contribuindo para redução concreta de emissões e para um aumento da resiliência dos territórios, tanto individual como colaborativamente.

A Secretária do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, Valéria Braga, pontuou que a adesão do município à ACA reforça todo o comprometimento que existe de Niterói com a causa climática.

“Uma coalizão representativa de vários setores fortalece as ações e otimiza seus impactos. Além disso, as oportunidades de troca de conhecimentos entre essas diferentes instituições, faz com que as possibilidades de parcerias e cooperações tragam excelentes resultados para Niterói”, afirmou.

O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, reforçou que Niterói já vem fazendo o seu dever de casa no que diz respeito à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas há alguns anos.

“Muitas secretarias como a Defesa Civil, Meio Ambiente, Urbanismo, entre outras, eram integradas em um grupo executivo (Geclima) que produziam as principais ações municipais sobre o tema. O reconhecimento internacional das instituições e governos sobre a nossa cidade vem também deste trabalho anterior à criação da Seclima, a primeira secretaria municipal do Clima do Brasil. Este termo de adesão assinado pelo prefeito corrobora que esta gestão está pronta para os grandes desafios que teremos de enfrentar enquanto uma cidade resiliente e sustentável”, disse.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Fluminense x Bragantino jogam pela Copa do Brasil nesta quarta
Próxima notícia Governo do Estado lança o programa SuperaRJ
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Golpe do falso cadastro do SUS deixa idoso com prejuízo de quase R$ 9 mil em Guarus
13 de janeiro de 2026
Rio registra a temperatura mais alta do ano
13 de janeiro de 2026
Concurso de Mascarados e Dominós de SJB está com inscrições abertas 
13 de janeiro de 2026
Volta às aulas: Procon divulga lista de material que escolas não podem solicitar
12 de janeiro de 2026

Você também pode gostar

Esportes

MEDALHA DE PRATA PARA O BRASIL NA ESGRIMA

26 de agosto de 2021
Esportes

Bruno Henrique marca, Hugo pega pênalti e Flamengo bate o Athletico

29 de outubro de 2020
Destaque

Em Nova Iorque, Cláudio Castro negocia Operação Delaware com o BNP Paribas

8 de março de 2022
PolíticaCoisa Boa

Projeto de Rodrigo Bacellar que institui Política de Atenção a Pessoas com Traqueostomia, é aprovado na Alerj

13 de maio de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?