A criação da moeda social, a Araribóia, semelhante à Mumbuca, de Maricá, está nos planos do prefeito eleito de Niterói, Axel Grael (PDT), no pacote de medidas para recuperar o potencial econômico da cidade após a pandemia. A moeda social é voltada basicamente para a população de baixa renda. A moeda social foi lançada hoje, com intuito de de diminuir a pobreza no município. De acordo com o prefeito Axel Grael também haverá a criação do banco comunitário, cuja primeira agência será implantada na comunidade Vila Ipiranga, Zona Norte do município.
O programa vai beneficiar pequenos produtores e empreendedores da cidade. Para receber esse benefício a prefeitura dará prioridade às famílias cadastradas no Cadúnico, serão R$ 90 por pessoa, com limite máximo de R$540 por família. Ainda de acordo com o executivo a moeda vai circular tanto nas comunidades quanto no restante da cidade.
Ainda de acordo com Axel, os comerciários interessados deverão se cadastrar no programa através do banco comunitário. Serão cerca de oito bancos espalhados pela cidade.