Em jogo marcado pela péssima condições do campo devido a drenagem ruim, fato inclusive que causou o erro grosseiro do lateral rubro negro Matheuzinho.
O grande volume de chuva em Caxias do Sul nas 48 horas anteriores deixou o novo gramado do Alfredo Jaconi alagado, apesar de não ter tido um temporal no domingo. A drenagem deixou a desejar, e capacidade de adaptação do Flamengo também. Mas foi um jogo que não serve de parâmetro para uma avaliação em um contexto mais amplo.
Mesmo ciente do ambiente que encontraria, o time tentou iniciar a partida sem mudar seu estilo, com toque de bola. Era impossível. Rogério Ceni gritava com o time para que usasse a ligação direta com o ataque. Matheuzinho não ouviu e insistiu em um erro. A tentativa de recuar para Diego Alves parou na poça e virou assistência para o chute certeiro de Matheus Peixoto.
Era tudo que o Juventude queria. Em vantagem, não precisava se preocupar mais em criar, e ficou ainda mais concentrado na missão, facilitada pelo campo alagado, de apenas destruir as tentativas do Flamengo.
Com a derrota o Flamengo fica na 10ª posição com dois jogos a menos, já o Juventude está na 14ª posição.
Os próximos compromissos do Flamengo será o Cuiabá fora de casa e o Juventude encara o Fortaleza fora de casa.