Para avançar, o Fluminense terá que quebrar uma escrita do Barcelona de Guayaquil, que venceu todos os jogos em sua casa nesta Libertadores: 4 a 0 no The Strongest, da Bolívia; 1 a 0 no Boca Juniors, da Argentina; e 3 a 1 no Santos e no Vélez Sarsfield, também da Argentina. Mas o Tricolor se mostrou um visitante indigesto nesta edição do torneio: está invicto e venceu três das quatro partidas fora: 2 a 1 no Santa Fe, da Colômbia; 3 a 1 no River Plate, da Argentina; e 2 a 0 no Cerro Porteño, do Paraguai.
Assim como aconteceu no Maracanã, a partida no Equador não terá a presença de público. A diretoria do Barcelona de Guayaquil também tentou liberar uma capacidade reduzida de seu estádio para seus torcedores, mas o governo local não autorizou. Guayaquil teve um dos piores surtos da doença no mundo em 2020 e continua com jogos só de portões fechados. As autoridades do país desejam esperar o avanço da vacinação antes de reabrir os estádios.
A partida terá transmissão da Fox Sports e do Facebook.
Barcelona de Guayaquil – técnico: Fabián Bustos
Provável escalação: Burrai; Castillo, León, Riveros e Pineida; Piñatares, Molina, Preciado e Perlaza; Damían Díaz e Mastriani.
Fluminense – técnico: Roger Machado
Provável escalação: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; André, Martinelli, Yago e Nenê (Ganso ou Cazares); Luiz Henrique e Fred.