Estudos mostram que aproximadamente 40% das pessoas recuperadas da Covid-19 podem apresentar algum tipo de sequela da doença
A Prefeitura de Niterói inaugurou nesta segunda-feira (23) o Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 no Hospital Municipal Oceânico, referência no tratamento de pacientes com Covid-19. O Centro de Reabilitação funcionará no térreo do hospital em uma área isolada do restante da unidade que atende pacientes com Covid-19.
FUNCIONAMENTO
Após o levantamento e a triagem realizada pelas equipes de saúde, o paciente será encaminhado à primeira consulta no Hospital Municipal Oceânico de Niterói. A capacidade será de 48 atendimentos individualizados por dia, realizados por profissionais da saúde de diversas áreas (fisioterapia, fonoaudiologia, médica, enfermagem, nutrição, psicologia) que se dividem para atender a demanda de cada paciente.
Na reabilitação, o paciente será classificado em uma escala de 0 a 4, sendo prioridade atender os casos mais graves (3 e 4) individualmente. Pacientes entre 1 e 2 serão atendidos coletivamente, em ações de grupo. Somando aos atendimentos individualizados, o Centro de Reabilitação poderá atender mais de 70 pessoas por dia.
REFERÊNCIA
O Hospital Municipal Oceânico é a primeira unidade do Brasil exclusiva para o tratamento de pacientes com Covid-19. A Prefeitura de Niterói arrendou as instalações de um hospital privado, que estava fechado. Foram realizadas obras de adequação na unidade para receber os primeiros pacientes que começaram a chegar logo depois de sua inauguração, em abril de 2020. Em junho de 2021 a unidade alcançou uma marca histórica: duas mil altas de pacientes recuperados da Covid-19 desde a abertura.