Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Economia

Estado assina protocolo de intenções com a Petrobras para cessão de áreas do Polo GasLub

Redação
By Redação
Atualizado pela última vez em: 11 de setembro de 2021
Compartilhar

 

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou nesta sexta-feira, dia 10, um protocolo de intenções com a Petrobras para a cessão de áreas do Polo GasLub, que equivalem a 4.167 campos de futebol, onde se situava o Comperj, em Itaboraí. A ideia é explorar o potencial da infraestrutura do local para atrair grandes indústrias e viabilizar a retomada econômica no setor de Óleo e Gás.

 

– Estamos trabalhando alinhados à realidade da nova lei do gás, com arcabouço regulatório moderno e com a demonstração clara de que um ambiente de negócios dinâmico é a prioridade. A nossa missão é estimular a vocação natural de polos industriais como o GasLub. Precisamos explorar ao máximo a nossa riqueza natural, gerando emprego e renda para a população – explicou o governador Cláudio Castro.

 

Maior produtor nacional de gás natural, com 63% da participação diária (mais de 88 milhões de metros cúbicos), o estado deve receber investimentos que giram em torno de R$ 15 bilhões e gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. A expectativa é que o GasLub – que contará com o gasoduto de escoamento do pré-sal Rota 3 e a Unidade de Processamento de Gás Natural – inicie sua operação no primeiro trimestre de 2022.

 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, afirmou que a assinatura do protocolo de intenções é um fator preponderante para grandes investimentos e para o desenvolvimento da região.

 

– O estado estará presente nessa revitalização entregando a sua parte, que é infraestrutura, com melhorias das estradas e a certeza do escoamento da produção, agilidade na questão da legislação, incentivos e benefícios. O GasLub vai transformar Itaboraí em um importante polo de negócios, em um condomínio industrial de vários setores – destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico Vinicius Farah.

 

Segundo o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, o protocolo permitirá que sejam realizadas diversas etapas que antecedem o início da produção.

 

– Será possível fazer avaliação de licenciamentos ambientais, solicitar autorizações do Corpo de Bombeiros e iniciar a instalação de água, esgoto e energia, por exemplo. Por meio de ações como a de hoje, a Petrobras segue comprometida com o reforço de parcerias construtivas com os municípios, com o Estado do Rio de Janeiro e a indústria local – afirmou.

 

Presente no evento, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ressaltou a importância dos investimentos em óleo e gás para o Rio de Janeiro.

 

– São iniciativas como essas que atraem importantes investimentos e desenvolvimento para os estados e municípios. A economia do Rio de Janeiro tem uma estreita e profunda relação com os setores de petróleo e gás natural. Afinal, é aqui que se produz mais de 80% do petróleo e mais de 60% de todo o gás do país – disse.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Flávio Bolsonaro anuncia privatização da BR-356, entre Campos e São João da Barra
Próxima notícia Botafogo enfrenta Londrina no Nilton Santos, para se firmar no G4
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Economia

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

18 de novembro de 2021
Destaque

Quissamã: Prefeitura vai conceber auxílio emergencial para Microempresários e MEIs

7 de abril de 2021
DestaqueEleiçõesPolítica

Em Campos, Marcelo Freixo se escondeu do povo e foi jantar no restaurante mais caro da Pelinca

11 de agosto de 2022
Ciência e Saúde

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen

26 de novembro de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?