A Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vai ampliar a partir desta quarta-feira (26) a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos.
A orientação para receber o imunizante, é de que a pessoa precisa ter tomado ao menos duas doses da vacina monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) como esquema primário ou recebido previamente qualquer vacina.
Em Campos, a bivalente está disponível em 14 postos, sendo um deles, por sistema drive-thru, onde o paciente é atendido dentro do próprio carro. O atendimento é por livre demanda, ou seja, por ordem de chegada. Desde o dia 24 de fevereiro deste ano, quando a imunização com a bivalente começou, até a segunda-feira (24), o município aplicou 18.847 doses.
Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso deve procurar uma unidade de saúde. O intervalo mínimo para a dose de reforço com a bivalente é de 4 meses a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou última dose do esquema primário.
A recomendação do Ministério da Saúde foi divulgada na segunda-feira (24) por meio da Nota Técnica n° 30/2023. O objetivo é reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.
Na ocasião, o Governo Federal lançou o Movimento Nacional pela Vacinação para resgatar na população brasileira a confiança nas vacinas para que o Brasil volte a ser referência mundial em altas coberturas vacinais. A pasta reforça que as vacinas são seguras, eficazes e salvam milhares de vidas em todo o mundo.
A bivalente continua disponível também para as pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde, incluindo estudantes da área que estão em atuação; e pessoas com deficiência permanente também a partir de 12 anos.
Para tomar a vacina, além do cartão de vacina contra a Covid-19, que contém as doses recebidas anteriormente, é preciso apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. As gestantes devem apresentar o cartão pré-natal e as puérperas precisam levar um documento que comprove o puerpério como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde foi feito o parto.
Os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria. Já as pessoas imunocomprometidas e as pessoas com deficiência permanente (física, sensorial e intelectual), além dos documentos pessoais citados, devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
Confira os postos
Postos exclusivos para idosos acima de 60 anos:
- Clube da Terceira Idade – 9h às 16h
- Campos Shopping – 9h às 16h
- Drive-thru Guarus Plaza Shopping – 9h às 16h
Postos para todos os públicos:
- Automóvel Clube – 9h às 16h
- Secretaria Municipal de Saúde – 8h30 às 17h
- Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB) – 9h ÀS 16h
- Quiosque dentro da Rodoviária Roberto Silveira – 9h às 16h
- UBS Tocos – 9h às 15h
- UBSF Lagoa de Cima – 9h às 15h
- UBSF Conselheiro Josino – 9h às 15h
- UBSF Parque Prazeres – 9h às 15h
- UBSF Lagamar/Farol de São Tomé – 9h às 15h
- UPH Travessão – 9h às 15h
- UPH Saldanha Marinho – 11h às 20h