Com o início dos desfiles da Série Ouro e do Grupo Especial, a partir da próxima sexta-feira (28), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, o Carnaval deve movimentar 8 milhões de pessoas na cidade do Rio. De acordo com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), a estimativa é de 2 milhões divididas entre todas as apresentações e mais 6 milhões foliões em blocos de rua.
Os dados foram divulgados em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (21) no Centro de Operações e Resiliência (COR), na Cidade Nova, na região central. Nos sete dias de desfile no Sambódromo (Série Ouro, Grupo Especial e Escolas Mirins), é previsto um público de 120 mil pessoas. Na Intendente Magalhães, na Zona Norte, que receberá seis dias de apresentações divididas entre o Grupo de Avaliação, Série Bronze, Série Prata e os blocos de enredo, há a previsão de 250 mil foliões.
Durante a coletiva, Bernardo Fellows, presidente da Riotur, valorizou a novidade deste ano na Sapucaí. Após as apresentações das escolas do Grupo Especial, que acontecerão de domingo (2) a terça (4), haverá rodas de samba na Praça da Apoteose entre 4h e 6h. O mesmo voltará a acontecer no Desfile das Campeãs no dia 8 de março.
“Acontecerão rodas de samba tradicionais da cidade. Vai ajudar muito a dividir o público na saída e auxiliar o sistema de transporte”, contou.
Além dos desfiles, 480 mil pessoas são esperadas nos mais de 40 bailes populares espalhados pela cidade e 40 mil nos eventos realizados na Avenida Chile e na Cinelândia.
Segundo a Riotur, a festa movimentará cerca de R$ 5,5 bilhões na economia do município, além de gerar mais de 50 mil empregos.
Monitoramento e trânsito
A movimentação de pessoas será monitorada por 500 operadores do COR em cada dia de desfile na Sapucaí e na Intendente Magalhães. Especialmente na região do Sambódromo, serão utilizadas 100 câmeras, além de 24 equipamentos nos pontos de entrada e saída do espaço. Os agentes também usarão dois drones no perímetro.
Nas apresentações da Zona Norte serão 18 câmeras na área de desfile, 35 em toda a região e um drone exclusivo para o Carnaval.
“Fazemos uma Olimpíada por ano pois é uma grande operação na cidade. É um grande esforço para preparar a chegada dos carros alegóricos a esses pontos com retirada de fios e poda de árvores. Hoje (sexta-feira), começa o teste de luz e som e já existe um grande planejamento”, comentou o chefe-executivo do COR, Marcus Belchior.