Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
PolíticaEstadualExecutivo

Cláudio Castro e Paulo Guedes se reúnem após acordo sobre Plano de Recuperação Fiscal

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 21 de junho de 2022
Compartilhar

O governador Cláudio Castro esteve em Brasília, nesta terça-feira (21.06), para se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O encontro acontece no dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o acordo entre o governo fluminense e a União sobre os pontos finais que permitem ao Estado ingressar no Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

 

– Este momento é importante para que o Rio de Janeiro possa voltar a crescer e a se desenvolver. Eram mais de 100 pontos de discussão que caíram para 30, 20, sete e, agora, fechamos o acordo. É o sinal de um novo tempo para o estado se recuperar. Em breve, vamos assinar o ingresso definitivo no Regime de Recuperação Fiscal – concluiu o governador do Rio de Janeiro.

 

Cláudio Castro lembrou ainda que, após oito anos de contas rejeitadas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) aprovou por unanimidade os dados relativos à prestação de contas do ano passado, o que projeta uma perspectiva positiva de futuro para o Rio de Janeiro.

 

Durante as negociações com a União, o Estado demonstrou que a lei estadual e a lei federal eram compatíveis em relação a alguns pontos do Regime de Recuperação Fiscal. A lei estadual recomendava, por exemplo, o cumprimento do teto de gastos do RRF com algumas exceções, em relação aos triênios e às chamadas despesas de capital – os investimentos que o Estado pode fazer.

 

A PGE demonstrou aos técnicos da União que, em relação aos triênios, o Estado fará o pagamento da remuneração do adicional de serviço apenas para os servidores atuais, eliminando a inclusão de servidores que ingressarem no serviço público estadual depois da lei. Sobre os investimentos, o Estado defendeu que ficaria dentro dos limites de gastos depois das renegociações de dívidas passadas.

 

– O Rio de Janeiro tem um governador preocupado com responsabilidade fiscal, fazendo toda recuperação do estado, lutando bravamente. Negociamos longamente. Queremos ajudar o estado dentro das regras que garantam um futuro melhor, e conseguimos um acordo. É um dia importante e um tempo novo. O Rio vai voltar com força – afirmou o ministro Paulo Guedes.

 

Homologação do acordo

 

Nesta terça-feira, o governador Cláudio Castro anunciou que os governos estadual e federal haviam chegado a um acordo para a adesão definitiva do Rio de Janeiro ao Regime de Recuperação Fiscal, o que significa um avanço para o equilíbrio das contas fluminenses ao longo de 10 anos. A medida contribui para ampliar investimentos, gerar emprego e desenvolvimento, assim como assegurar o pagamento em dia de servidores e fornecedores.

 

Em maio de 2021, o governo do Rio de Janeiro solicitou a entrada no novo regime, cuja adesão foi confirmada em 4 de junho do ano passado. O total da dívida com a União é de R$ 148,1 bilhões.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Governo do Estado assina protocolo de intenções com a Firjan para atuar em parceria com o Programa Cidade Integrada
Próxima notícia ‘Anitta do trem’: jovem da Zona Norte viraliza cantando ‘Envolver’ no ramal Japeri
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Golpe do falso cadastro do SUS deixa idoso com prejuízo de quase R$ 9 mil em Guarus
13 de janeiro de 2026
Rio registra a temperatura mais alta do ano
13 de janeiro de 2026
Concurso de Mascarados e Dominós de SJB está com inscrições abertas 
13 de janeiro de 2026
Volta às aulas: Procon divulga lista de material que escolas não podem solicitar
12 de janeiro de 2026

Você também pode gostar

Destaque

Rodrigo Bacellar trabalha por reforço do policiamento no “trecho do medo”, na BR-101

8 de julho de 2021
ExecutivoFederal

Fala de Bolsonaro sugere influência na PGR

7 de outubro de 2020
Destaque

Vídeo: Agentes do Segurança Presente prende homem por furto no mercado Siqueirão

10 de agosto de 2022
Política

Graça Mattos abandona o PDT de Neves e se filia ao PV para apoiar Freixo

3 de abril de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?