Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

Dia Nacional Teste do Pezinho: ações no Rio reforçam importância do exame para detectar doenças raras

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 6 de junho de 2022
Compartilhar

 

Contents
Ações para lembrar dataNova lei amplia número de doenças rastreadas pelo teste

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Rio) promove nesta segunda-feira (6), Dia Nacional do Teste do Pezinho, uma série de ações para reforçar a importância do exame, fundamental para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças raras em bebês.

Entre as ações promovidas pela Apae para conscientizar a população sobre a importância da realização do exame está a iluminação do Cristo Redentor, na cor lilás, em homenagem ao Dia Nacional do Teste do Pezinho.

Segundo a instituição, em 2021 houve uma redução de10% na realização do teste do pezinho, no estado do Rio de Janeiro, em relação ao ano anterior, como reflexo da pandemia da Covid-19. No ano passado foram realizados apenas 191.942 testes.

A data tem como principal objetivo conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a relevância e a obrigatoriedade da triagem neonatal, que deve ser realizada entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido. Atualmente, a triagem detecta seis doenças: Hipotireoidismo congênito, Hiperplasia adrenal congênita, Fibrose cística, Anemia falciforme e hemoglobinopatias, Fenilcetonúria e Deficiência de biotinidase.

Fundamental para a saúde da criança, o teste do pezinho é realizado com a coleta de sangue do bebê e o resultado sai em sete dias. Para fazer o exame basta uma gotinha de sangue retirada do calcanhar do bebê. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem de doenças raras e 75% dos casos manifestam-se na infância, o que reforça a importância do rastreamento precoce e início rápido do tratamento adequado.

“Apesar de já termos obtido inúmeros avanços quanto a conscientização sobre a necessidade da realização do teste do pezinho, a expansão de campanhas que abordem o tema ainda é muito necessária. Tanto a população em geral quanto muitos profissionais de saúde sabem sobre a existência do teste de triagem, mas muitos desconhecem informações fundamentais como quais os testes detectados, qual o período indicado para a realização e como acessar esses resultados ou o que fazer diante de um resultado alterado. Essa desinformação prejudica a detecção e intervenção precoce das doenças incluídas no Programa Nacional da Triagem Neonatal, principal objetivo do teste do pezinho”, alerta a endócrino-pediatra Helena Berbara, mestre em doenças raras pela UFRJ.

Segundo a especialista, que trabalha no atendimento aos pacientes da APAE Rio, o período recomendado para a realização do exame, do 3º ao 5º dia de vida, deve ser respeitado para aumentar a fidedignidade do resultado do teste. Ela explica que nas primeiras horas de vida, algumas enfermidades podem não ser detectadas ou serem de forma equivocada, aumentando a chance de resultados falsos positivos.

“Se a coleta de sangue também for feita depois deste período pode atrasar as intervenções e o tratamento específico, caso seja detectado algum problema”, complementa a médica.

Ações para lembrar data

O Cristo recebeu a iluminação com a cor símbolo da campanha das 18h às 19h desta segunda-feira. Na sede da APAE Rio, na Tijuca, haverá, a partir das 10h, apresentação de coral e dança, além de palestras sobre o tema, com a presença do governador Cláudio Castro e outras autoridades. Familiares e pacientes atendidos na instituição também participaram do evento.

Nova lei amplia número de doenças rastreadas pelo teste

Em maio do ano passado, começou a vigorar uma lei federal que amplia para 50 o número de doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho oferecido pelo SUS ( Sistema Único de Saúde ). Com a nova lei, o exame passará a abranger 14 grupos de doenças. Essa ampliação ocorrerá de forma escalonada e caberá ao Ministério da Saúde estabelecer os prazos para implementação de cada etapa do process

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Mulher passa mais de 24 horas com barata no ouvido em Cabo Frio, RJ: ‘foi desesperador’
Próxima notícia Família de menina baleada na Zona Oeste do Rio diz que ela abriu os olhos
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Feirão de Renegociação da Enel será realizado nos dias 17 e 18 de novembro
13 de novembro de 2025
Idoso é morto na BR-101, em Travessão
12 de novembro de 2025
Vereador Maicon Cruz anuncia pré-candidatura a deputado estadual e conta com apoio de parlamentares de Campos
11 de novembro de 2025
Cipasa Urbanismo chega a Campos dos Goytacazes com o lançamento do Alvorá Campos do Sul
5 de novembro de 2025

Você também pode gostar

FederalLegislativo

Questão sobre orientação sexual no Censo é ‘invasão de privacidade’, diz Janaína Paschoal

5 de junho de 2022
DestaqueCampos dos Goytacazes

Ciclista morre após colisão com carro na rodovia Campos-Farol

19 de dezembro de 2024
DestaquePolícia

Adriana Belém é surpreendida por Monique Medeiros em sua cela em Bangu e consegue transferência da mãe de Henry

1 de julho de 2022
Eleições

Pesquisa Paraná: Caio Vianna (52,6%) e Wladimir Garotinho (47,4%)

20 de novembro de 2020

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?