Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

Dia Nacional Teste do Pezinho: ações no Rio reforçam importância do exame para detectar doenças raras

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 6 de junho de 2022
Compartilhar

 

Contents
Ações para lembrar dataNova lei amplia número de doenças rastreadas pelo teste

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Rio) promove nesta segunda-feira (6), Dia Nacional do Teste do Pezinho, uma série de ações para reforçar a importância do exame, fundamental para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças raras em bebês.

Entre as ações promovidas pela Apae para conscientizar a população sobre a importância da realização do exame está a iluminação do Cristo Redentor, na cor lilás, em homenagem ao Dia Nacional do Teste do Pezinho.

Segundo a instituição, em 2021 houve uma redução de10% na realização do teste do pezinho, no estado do Rio de Janeiro, em relação ao ano anterior, como reflexo da pandemia da Covid-19. No ano passado foram realizados apenas 191.942 testes.

A data tem como principal objetivo conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a relevância e a obrigatoriedade da triagem neonatal, que deve ser realizada entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido. Atualmente, a triagem detecta seis doenças: Hipotireoidismo congênito, Hiperplasia adrenal congênita, Fibrose cística, Anemia falciforme e hemoglobinopatias, Fenilcetonúria e Deficiência de biotinidase.

Fundamental para a saúde da criança, o teste do pezinho é realizado com a coleta de sangue do bebê e o resultado sai em sete dias. Para fazer o exame basta uma gotinha de sangue retirada do calcanhar do bebê. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem de doenças raras e 75% dos casos manifestam-se na infância, o que reforça a importância do rastreamento precoce e início rápido do tratamento adequado.

“Apesar de já termos obtido inúmeros avanços quanto a conscientização sobre a necessidade da realização do teste do pezinho, a expansão de campanhas que abordem o tema ainda é muito necessária. Tanto a população em geral quanto muitos profissionais de saúde sabem sobre a existência do teste de triagem, mas muitos desconhecem informações fundamentais como quais os testes detectados, qual o período indicado para a realização e como acessar esses resultados ou o que fazer diante de um resultado alterado. Essa desinformação prejudica a detecção e intervenção precoce das doenças incluídas no Programa Nacional da Triagem Neonatal, principal objetivo do teste do pezinho”, alerta a endócrino-pediatra Helena Berbara, mestre em doenças raras pela UFRJ.

Segundo a especialista, que trabalha no atendimento aos pacientes da APAE Rio, o período recomendado para a realização do exame, do 3º ao 5º dia de vida, deve ser respeitado para aumentar a fidedignidade do resultado do teste. Ela explica que nas primeiras horas de vida, algumas enfermidades podem não ser detectadas ou serem de forma equivocada, aumentando a chance de resultados falsos positivos.

“Se a coleta de sangue também for feita depois deste período pode atrasar as intervenções e o tratamento específico, caso seja detectado algum problema”, complementa a médica.

Ações para lembrar data

O Cristo recebeu a iluminação com a cor símbolo da campanha das 18h às 19h desta segunda-feira. Na sede da APAE Rio, na Tijuca, haverá, a partir das 10h, apresentação de coral e dança, além de palestras sobre o tema, com a presença do governador Cláudio Castro e outras autoridades. Familiares e pacientes atendidos na instituição também participaram do evento.

Nova lei amplia número de doenças rastreadas pelo teste

Em maio do ano passado, começou a vigorar uma lei federal que amplia para 50 o número de doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho oferecido pelo SUS ( Sistema Único de Saúde ). Com a nova lei, o exame passará a abranger 14 grupos de doenças. Essa ampliação ocorrerá de forma escalonada e caberá ao Ministério da Saúde estabelecer os prazos para implementação de cada etapa do process

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Mulher passa mais de 24 horas com barata no ouvido em Cabo Frio, RJ: ‘foi desesperador’
Próxima notícia Família de menina baleada na Zona Oeste do Rio diz que ela abriu os olhos
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Após furtos no Centro PM lança operação com trailer fixo na Praça
26 de setembro de 2025
Goytacaz consegue reverter punição no TJD e voltará a jogar no Aryzão
25 de setembro de 2025
Extorsão: criminosos exigiam R$ 500 por mês para comerciantes e empresários da Baixada Campista 
24 de setembro de 2025
Dona de clínica de estética em Campos é presa com canetas emagrecedores vencidas
23 de setembro de 2025

Você também pode gostar

EstadualLegislativo

Subcomissão de tributação oficia Secretaria das Cidades e DER para ter acesso a documentos das obras do PACTO RJ

23 de maio de 2022
Economia

Caixa paga quinta parcela do auxílio emergencial a nascidos em julho

26 de agosto de 2021
EconomiaEmprego

Governo do Rio entrega em comunidade da capital mais uma Casa do Trabalhador

16 de maio de 2022
EconomiaEmpregoOportunidades

RJ criou mais de 22 mil postos de trabalho formal em abril e passou para o 2º lugar no ranking nacional

7 de junho de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?