Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Destaque

Entidades e políticos se manifestam sobre assassinato de indigenista e jornalista desaparecidos no AM

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 16 de junho de 2022
Compartilhar

 

Entidades e políticos se manifestaram o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, nesta quarta-feira (15). O suspeito Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado”, confessou o crime e a polícia encontrou “remanescentes humanos” enterrados durante as buscas.

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA), movimento indígena representativo dos povos que habitam na Terra Indígena Vale do Javari, divulgaram uma nota onde se solidarizam com a família das vítimas.

“Nos solidarizamos com as famílias de Bruno e Dom, nossos parceiros, expressando o nosso pesar e profunda tristeza diante dessa perda. Para nós, povos indígenas do Vale do Javari, é uma perda inestimável”, disse a UNIVAJA.

Ainda na nota, a UNIVAJA agradeceu a atuação de autoridades durante as buscas e que “o caso ainda não acabou.

“Manifestamos nossa preocupação com a continuidade das investigações. Pelado e Dos Santos fazem parte de um grupo maior, nós sabemos. Manifestamos nossa preocupação com nossas vidas, a vida das pessoas ameaçadas (pois não era somente o Bruno Pereira), componentes do movimento indígena, quando as forças armadas e a imprensa se deslocarem de Atalaia do Norte. O que acontecerá conosco? Continuaremos vivendo sob ameaças? Precisamos aprofundar e ampliar a investigação. Precisamos de fiscalização territorial efetiva no interior da Terra Indígena Vale do Javari. Precisamos que as Bases de Proteção Etnoambiental (BAPEs) da FUNAI sejam fortalecidas”, diz outro trecho da nota.

O Greenpeace também divulgou uma nota onde lamenta o crime. A entidade questiona as invasões e grilagem de territórios, garimpo e exploração ilegal de madeira que ocorrem na região sem ser impedidas de acontecer.

“Abandono e revolta. São esses os sentimentos que devastam todos nós que, daqui ou de fora da Amazônia, entregamos nossas vidas à defesa dessa floresta e de seus povos. Graças às ações e omissões de um governo comprometido com a economia da destruição, ficamos órfãos de dois grandes defensores da Amazônia e, ao mesmo tempo, reféns do crime organizado que hoje é soberano na região”, afirmou Danicley de Aguiar, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil.

Em uma publicação em redes sociais, o Observatório do Clima também falou sobre o caso. “É com tristeza e revolta que recebemos a notícia de que Bruno Pereira e @domphillips foram assassinados no Vale do Javari. Nossos pensamentos se voltam às famílias de ambos, numa dor que também é nossa #JusticaParaBrunoeDom”, disse a publicação.

Durante evento nesta quarta-feira (15), em Uberlândia (MG), o pré-candidato pelo PT à presidência, Lula lamentou a morte de Bruno e Dom, ao “defenderem o meio ambiente”.

“[Estou] Triste, porque possivelmente a PF já tenha encontrado o corpo do indigenista e do jornalista no AM. Esse país não pode passar imagem para o exterior de que mata quem defende o meio ambiente. Vamos fazer um minuto de silêncio pelo Bruno e jornalista, esperar a perícia, para que eles tenham o descanso”, afirmou.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que espera que os responsáveis pelo crime sejam punidos, através de redes sociais.

“É com enorme pesar que recebo a notícia de que foram encontrados os restos mortais do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips. Em respeito às vitimas, à Amazônia e à liberdade de imprensa, espero que todos os criminosos envolvidos sejam punidos com o rigor da Lei”, disse Pacheco em publicação.

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), manifestou solidariedade às famílias e aos amigos do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips, além de cobrarem respostas das autoridades, através de uma nota.

“O triste desfecho preocupa, pois se soma à uma recente escalada de violência marcada por inadmissíveis ameaças contra indígenas, comunidades tradicionais, lideranças ambientais, cientistas, jornalistas e demais pessoas que trabalham pela na proteção e o desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) e a Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) também lamentaram o desfecho do caso.

“Toda a comunidade de Correspondentes Estrangeiros no Brasil se encontra em choque e consternada. Embora ainda estejamos aguardando as confirmações definitivas, essa é uma matéria que nunca gostaríamos de escrever. Dom foi da diretoria da ACIE por 4 anos e era amigo pessoal de muitos de nossos associados. Bruno era uma referência para qualquer jornalista internacional que fosse a trabalho para a região do Vale do Javari, no Estado do Amazonas. Os dois eram profissionais muito experientes, competentes e com uma paixão em comum: a floresta amazônica e a defesa dos povos indígenas”.

Busca por desaparecidos

Bruno e Phillips foram vistos pela última vez na comunidade São Rafael, a cerca de 2 horas de lancha da sede de Atalaia do Norte e próxima à Terra Indígena Vale do Javari. A reserva é palco de conflitos relacionados ao tráfico de drogas, roubo de madeira e garimpo ilegal.

A procura pelos dois teve início no próprio domingo do desaparecimento, dia 5 de junho, por integrantes da Univaja. Como não conseguiram localizá-los, alertaram as autoridades sobre o sumiço na segunda-feira.

Neste quarta-feira (15), o suspeito Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado”, confessou o crime e a polícia encontrou “remanescentes humanos” enterrados durante as buscas.

As buscas ao indigenista e ao jornalista reúnem o Exército, a Marinha, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Polícia Federal. O Exército atua desde a tarde de segunda, na região do Vale do Javari, com combatentes de selva da 16º Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Tefé (AM).

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Wladimir gritou e ameaçou mandar adversários para a guerra, mas hoje se vitimiza e fala em paz
Próxima notícia Mega-Sena, concurso 2.491: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 60 milhões
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025
Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio contra a sogra em Campos
1 de julho de 2025

Você também pode gostar

Destaque

Cidade da Criança, em Campos, tem Feira de Adoção de pets nesse fim de semana

25 de fevereiro de 2023
Destaque

Fiéis se preparam para a Festa de Santo Amaro, maior evento religioso de Campos

12 de janeiro de 2024
Política

STF barra possibilidade de reeleição de Maia e Alcolumbre

7 de dezembro de 2020
Destaque

Dia de Finados com segurança e grande movimento no Cemitério do Caju

2 de novembro de 2023

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?