A Prefeitura de Niterói voltou a conquistar nota 10 na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, uma metodologia da Controladoria Geral da União (CGU) para medir a transparência pública em entes federativos. O município faz parte de um seleto grupo de 9 cidades, entre as 665 avaliadas, que “gabaritaram” a Escala e ocupam o primeiro lugar do País no ranking. A avaliação foi feita levando em consideração o ano de 2020.
Niterói já havia conquistado duas vezes nota máxima na Escala Brasil Transparente. Em 2018, o ranking passou por uma inovação na metodologia e passou a se chamar Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, com Niterói na 47ª posição nacional. No ranking mais recente, relativo a 2020, a cidade subiu mais de 40 posições para figurar entre as nove mais transparentes do País.
Já o Município de Campos recebeu nota 7,9 e ocupa a 224ª posição em transparência segundo avaliação 360º da (CGU), entre os critérios que levaram a avaliação do município pra baixo entre elas foi a falta disponibilização do conteúdo integral dos editais de licitação, disponibiliza consulta para acesso aos resultados das licitações ocorridas, O ente federado não disponibiliza consulta para o acompanhamento de Obras Públicas. Vale lembrar que a falta de transparência deixa brechas para corrupção e jogadas política. O município transparente permite a sociedade, cidadãos e órgãos de controle que acompanhem e evitem qualquer desvios de verba pública e irregularidades em contratos e licitações.