Após mais de dois anos de espera pelos desfiles das escolas de samba na Sapucaí e pelo Carnaval, um esquema especial reuniu diversos órgãos do Governo do Estado e garantiu uma bonita festa no Rio. A Polícia Militar mobilizou mais de 10 mil policiais em todo o território fluminense. A Polícia Civil contou com uma delegacia móvel no Sambódromo. O Detran.RJ distribuiu mais de sete mil kits com porta-celulares, ecobags e chinelos, e 300 mulheres foram atendidas pelo programa Desenvolve Mulher. A Operação Lei Seca realizou 54 ações de fiscalização, nas quais 15,57% dos motoristas foram flagrados sob efeito de álcool.
– O Governo do Estado não mediu esforços para proporcionar uma grande festa. Os bons resultados foram frutos do trabalho de diferentes secretarias e órgãos, no ritmo da retomada em várias áreas do estado – disse o governador Cláudio Castro.
As polícias Militar e Civil mobilizaram o efetivo para patrulhamento nos quatro dias de Carnaval. De forma extraordinária, nos quatro dias de folia a segurança na região central da capital foi reforçada. Foram 3.291 policiais militares atuando nesta área. Esse efetivo recebeu ainda mais reforço desde a sexta-feira.
Como resultado, o 4º BPM (São Cristóvão) e o 5º BPM (Praça da Harmonia) detiveram 17 pessoas, apreenderam quatro adolescentes, recuperaram 14 aparelhos celulares roubados ou furtados e fizeram apreensão de quatro simulacros de arma de fogo.
Na delegacia móvel no Sambódromo, dos dez registros feitos, quatro foram pelo crime de cambismo. Já a Operação Feriadão, do Detro-RJ, apreendeu 11 veículos e autuou outros 16 num total de 131 fiscalizados pelos diversos pontos do estado, dentre eles, os arredores do Sambódromo, Aeroporto Santos Dumont, Rodoviária do Rio, Angra dos Reis e Rodovia Washington Luiz.
Bombeiros registraram 665 acidentes
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), foram registrados 665 acidentes envolvendo veículos e atropelamentos durante o Carnaval em todo estado. No dia 21, início do recesso, foram 152 ocorrências; no domingo, dia 24, outros 182. A capital fluminense somou, no período, 309 atendimentos, sendo 55 acidentes no primeiro dia e 87 no retorno do feriado.
Lei Seca: conscientização
Já a Operação Lei Seca montou um posto baseado na concentração da Sapucaí e fez o teste do bafômetro em 72 motoristas das agremiações. Todos os resultados foram negativos. Além disso, a equipe visitou camarotes e outras áreas do Sambódromo conscientizando o público sobre os perigos de dirigir após ingerir álcool.
Valdinei dos Anjos, 43 anos, que pelo segundo ano dirigiu para a Paraíso do Tuiuti, destacou a importância da ação:
– Eu sou apaixonado pelo Carnaval e poder fazer parte desta festa, com segurança e bom senso, não tem preço. O teste é um ato rápido e que nos dá até mais confiança na hora de ir para a pista.
#GOVRJ, #CARNAVAL2022, #SAPUCAÍ, #CLÁUDIO CASTRO, #DETRANRJ, #DESENVOLVE MULHER,