Administrada pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), a Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, em Farol de São Tomé – que completou dois anos de funcionamento nesta terça-feira (16) – recebeu, nesta quarta-feira (17), mais uma atividade voltada para as crianças. Realizada nos turnos da manhã e tarde, a oficina Desenho Infantil, com o artista plástico Matheus Crespo, encantou os pequenos. A ação marcou a programação do “Verão de Todos Nós 2024”.
“As crianças se encantaram ao observar e sentir os detalhes das plantas que crescem na areia da praia, descobrindo a importância ambiental da restinga. Praticar o desenho a partir de elementos da paisagem que elas costumam ver todos os dias, mas não observam com atenção, é uma forma poderosa de despertar o sentimento de pertencimento. Além disso, elas experimentaram um material de desenho novo, o carvão, que as deu liberdade e confiança para realizar o desenho. A oficina foi muito proveitosa, com um rico processo de aprendizagem, descoberta e alegria com o resultado”, observou o professor Matheus Crespo.
QUINTA-FEIRA – Nesta quinta-feira (18), a Casa de Cultura do Farol receberá sessões de Contação de História. A partir das 10h, a criançada vai conhecer a história “O Peixinho Chico e o Girino Jiló”, seguida de uma oficina de confecção do Peixinho. No período da tarde, às 14h, será a vez da contação da história “Formiguinha Raya”, seguida de oficina de docinhos. As atividades têm entrada franca.
DOIS ANOS DO ESPAÇO – A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, destaca a importância da Casa de Cultura do Farol. “Estamos muito felizes com o segundo aniversário da Casa de Cultura Félix Carneiro, que homenageia o saudoso Felinho, animador cultural e diretor de teatro, que, por décadas, apresentou os shows da praia, sendo eternizado pelo slogan ‘Alô, Farol’. O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h e, aos domingos, das 9h às 13h, abrindo espaço para moradores e veranistas, com oficinas, exposição de artesanato e biblioteca”, destaca a gestora.
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes