O mar de tranquilidade no verão do Farol de São Thomé que se estendeu durante o carnaval na praia dos campistas, onde as autoridades, veranistas, moradores e comerciantes comemoram o índice zero de delitos nestes quase dois meses de alta temporada, especialmente nas principais modalidades de crime nas praias neste período — homicídios, roubos a transeuntes e de veículos.
O resultado é fruto do trabalho conjunto montado por órgãos da Prefeitura de Campos, como Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal, e Polícia Militar. Veja o que disse o comandante da primeira Companhia de Policiamento do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Nicolas Carvalho dos Santos:
“Um verão nunca antes visto na história do Farol de São Tomé. Puxamos os dados dos últimos 20 anos houve um verão com tamanha segurança. Foi o resultado de dias de planejamento para a melhor distribuição do efetivo no terreno e muitas semanas dedicadas a Farol. Foi um circuito de verão de perfeição, algo inédito na história do 8º BPM”, disse o comandante.
O comandante Carvalho atribui o êxito “ao plano de policiamento elaborado e executado pelo comandante Cruz, do 8º BPM, que contou com uma média de 66 policiais por dia neste período, os investimentos da prefeitura em câmeras de segurança, além do trabalho da Guarda Civil Municipal no controle de acesso em alguns pontos estratégicos”.
Outro importante fator para índice zero de delitos foi o trabalho dos policiais militares em estabelecer o controle das caixas de som na orla. “Este controle começamos a fazer deste o início do circuito de verão no dia 30/12. De modo que já neste período de maior aglomeração na praia já estava controlado porque coibimos com firmeza deste o início e ficou agora mais fácil controlar”.
Em outros anos, através de hits com letras provocativas de funk e outros ritmos, comunidades rivais insultavam umas as outras, gerando ameaças de vingança ou desforra que culminavam até em mortes, conta o policial.