Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Política

Gabriel Monteiro protocola defesa prévia de processo no Conselho de Ética da Câmara do Rio

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 9 de maio de 2022
Compartilhar

Contents
Nova denúncia arquivadaO casoQuais são as novas acusaçõesDepoimento

O vereador Gabriel Monteiro (PL) protocolou na noite desta segunda-feira (9) a defesa prévia sobre o processo que enfrenta na Comissão de Ética da Câmara dos Vereadores. O parlamentar é acusado de estupro, assédio sexual e de forjar vídeos para a internet.

Começa a correr agora o prazo de 30 dias para fase de instrução do processo.

Na peça, a defesa de Gabriel questiona provas apresentadas na denúncia e afirma que o conselho desrespeitou a ordem cronológica em que supostamente deveriam ter sido feito os atos administrativos do processo.

Mais cedo, também nesta segunda, a Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro rejeitou o recurso apresentado pela defesa do vereador Gabriel Monteiro (PL) que questionava o processo em curso no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.

A Comissão entendeu que o pedido não poderia ser apresentado nesta fase do processo ético-disciplinar, apenas após a conclusão do parecer do relator do caso, como determina o Código de Ética da Casa. O prazo para que o vereador Gabriel Monteiro apresente sua defesa prévia no processo termina nesta segunda-feira (9).

Relator da Comissão de Justiça, o vereador Dr. Gilberto (PTC) destacou que a decisão será publicada no Diário da Câmara Municipal da terça-feira (10).

“Não cabe recurso legal neste momento, somente após o Conselho de Ética chegar a uma conclusão”, reforçou.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Inaldo Silva (Republicanos) e contou ainda com a participação do vereador Alexandre Isquierdo (União Brasil), integrante do colegiado e presidente do Conselho de Ética da Câmara.

Nova denúncia arquivada

Na mesma reunião, a Comissão ainda decidiu arquivar uma nova representação que havia sido protocolada pela Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara na última semana. A decisão pelo arquivamento foi tomada levando-se em conta que a nova denúncia não apresentava fatos novos em relação ao processo já em curso no Conselho de Ética.

O caso

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio move processo por decoro parlamentar, que pode levar à cassação do mandato dele, por causa de denúncias que envolvem acusações de estupro, assédio sexual e de forjar vídeos para a internet.

Nesta segunda-feira (9), termina o prazo do vereador para apresentar sua defesa. Em seguida, o Conselho de Ética terá 45 dias para ouvir testemunhas e coletar provas.

O próximo passo é abrir um prazo de até cinco dias úteis para o relator concluir se Gabriel Monteiro deverá ser punido ou não.

Se decidir pela punição – que pode ser até mesmo a cassação do mandato – Monteiro terá mais cinco dias para se defender, antes da votação do Conselho de Ética.

Quais são as novas acusações

Monteiro terá que responder por duas novas acusações:

  1. Apresentada pelo Ministério Público, diz respeito ao vídeo onde há uma relação sexual entre o vereador e uma adolescente de 15 anos;
  2. Um segundo vídeo no qual o vereador aparece beijando e acariciando uma menina de 10 anos de idade.

Em um trecho da denúncia, a Promotoria afirma que, entre maio e junho de 2021, uma adolescente de 15 anos de idade conheceu Monteiro na academia e, em seguida, a vítima enviou mensagens para o vereador através de uma rede social.

Outro trecho da denúncia informa que, após uma semana trocando mensagens com o vereador, o denunciado convidou a adolescente para ir à sua residência e ela aceitou o convite.

Também no documento, o Ministério Público afirma que, depois cinco meses do primeiro encontro, Gabriel Monteiro, usando o próprio celular, “filmou a vítima adolescente enquanto mantinha relações sexuais com ela”.

Sobre o vídeo com a adolescente, a defesa do vereador diz que a relação sexual foi consensual e que a menor mentiu para Monteiro sobre a idade.

Depoimento

Na tarde desta segunda-feira (18), um assessor do vereador, Vinícius Hayden, conhecido como Vinícius Ziza, prestou depoimento 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes). Ele também entregou o celular na delegacia.

Durante o depoimento, ele disse que fazia parte de um grupo de funcionários do vereador que investigava políticos, como secretários e deputados.

Vinícius – que ainda é lotado no gabinete do vereador – afirmou que a rotina de Gabriel Monteiro girava em torno da produção de vídeos.

Monteiro nega que só trabalhava para fazer vídeos.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Polícia identifica homem que atirou em atendente do McDonald’s
Próxima notícia Rio melhora nota e conquista condições mais vantajosas para obter empréstimos no Tesouro Nacional
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Política

Cláudio Castro e Marcelo Freixo aparecem empatados em pesquisa Exame\ideia na disputa ao governo do Rio

27 de agosto de 2021
PolíticaFederalLegislativo

Congresso Nacional votou 29 vetos do presidente da República

18 de março de 2021
PolíticaEstadualExecutivo

Governador Cláudio Castro lança projeto E-Tec para modernizar 50 Cieps; confira os contemplados

6 de junho de 2022
Política

PT de Campos visita Maricá para conhecer programa de transporte público com tarifa zero

17 de maio de 2024

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?