O Governo do Estado do Rio vai disponibilizar absorventes higiênicos de forma gratuita para as estudantes da rede estadual de ensino.
A Secretaria de Edudação (Seeduc) descentralizou recursos financeiros para que as direções das unidades escolares ofereçam o material de higiene às 326.650 alunas das escolas públicas estaduais. A transferência de recursos está prevista para acontecer até o dia 20 de outubro.
– É papel do Estado entender as demandas e tentar solucioná-las no menor tempo possível, principalmente dentro de um assunto tão sensível quanto a saúde feminina – disse o governador Cláudio Castro.
Todo o processo de entrega dos absorventes será de responsabilidade da direção das unidades, com acompanhamento das Regionais Administrativas e coordenações de operações da Seeduc.
O estudo da Secretaria de Educação, realizado a partir do número total de matrículas do ano letivo de 2021, apontou que cada uma das estudantes vai receber, por mês, quatro pacotes com oito absorventes cada, ou um pacote com 32 unidades.
A medida está descrita na Lei 9.404/21, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Estado de 19 de setembro, sobre a disponibilização gratuita de absorventes higiênicos femininos nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.