Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
PolíticaEstadualExecutivo

Governador: ‘Plano para reduzir a letalidade nas operações policiais será construído em parceria com os órgãos fiscalizadores e a população’

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 1 de junho de 2022
Compartilhar

 

O Governo do Rio de Janeiro vai atualizar o Plano Estadual de Redução de Letalidade Decorrente de Intervenção Policial para reduzir a letalidade nas operações policiais, incluindo sugestões do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da população. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (01/06), pelo governador Cláudio Castro, após reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, em Brasília.

– Hoje, colocamos ao ministro Edson Fachin que, em até 60 dias, vamos ouvir todos. O plano para reduzir a letalidade nas operações será construído em parceria com os órgãos fiscalizadores e a população. Também vamos enviar o cronograma de implementação das câmeras operacionais portáteis. O ministro Fachin entendeu e concorda que é preciso ter uma curva de aprendizagem das imagens, mas com transparência, que é o que o governo do estado busca. A função da polícia é a proteção da vida das pessoas. Segurança pública não é uma atribuição exclusivamente estadual, é obrigação e dever de todos. Segurança pública se faz em conjunto. – declarou o governador Cláudio Castro, após o encontro com o ministro do STF Edson Fachin.

A partir dos pedidos do STF, feitos no último dia 27 de maio, foram definidas novas ações. A OAB, o Ministério Público e a Defensoria Pública serão oficiados para que possam apresentar, em até 15 dias, suas sugestões para o plano. Nos próximos 30 dias, será convocada, por meio de edital, a audiência pública para que sejam recebidas as propostas de representantes da sociedade civil. Também ficou definido que as polícias Civil e Militar terão 15 dias para enviar à Comissão Gestora do Plano indicadores táticos e operacionais específicos. A comissão se reunirá, em 25 dias, para deliberar, decidir e dar publicidade aos indicadores e metas gerais do plano para os próximos 6 meses.

Publicado em 24 de março, no Diário Oficial do Estado, o plano de redução foi elaborado a partir de três eixos estruturantes: recursos humanos, materiais e procedimentos administrativos e operacionais. Todos os programas das polícias Civil e Militar – com ações planejadas, em desenvolvimento ou já em execução – exigem contratações de serviço ou bem, que são públicas e podem ser consultadas pelo Sistema SEI.

Segundo Castro, parte do plano elaborado pelo governo já está em prática, como o uso de câmeras operacionais portáteis nos uniformes de policiais militares de nove unidades da Polícia Militar. Depois de implantados em todos os batalhões, os equipamentos passarão a ser utilizadas nas unidades especializadas e especiais, em um cronograma definido pela Secretaria de Polícia Militar.

– As câmeras operacionais portáteis fazem parte do programa de transparência do nosso governo. No planejamento, detalhamos os prazos para a entrega dos equipamentos pela empresa vencedora da maior licitação desse tipo do país – disse o governador.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Governo do Estado prorroga prazo de vigência de tratamento tributário a companhias siderúrgicas
Próxima notícia PF prende duas mulheres suspeitas de estelionato quando tentavam sacar cerca de R$ 140 mi
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

DestaqueCampos dos GoytacazesPolícia

Homem que estava internado após ser baleado ao tentar atacar policiais morre em Campos

17 de dezembro de 2024
Destaque

Pacote do governo do estado em Guarus: Saúde, Restaurante do Povo e Segurança Pública

9 de agosto de 2021
Destaque

Em Petrópolis, Cláudio Castro define ações do Estado após forte temporal

16 de fevereiro de 2022
Economia

Economistas dizem que zerar impostos sobre combustíveis neste ano pressionará inflação em 2023

27 de junho de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?