Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Destaque

Governo do Estado lança programa de apoio financeiro às maternidades

Redação
By Redação
Atualizado pela última vez em: 14 de julho de 2021
Compartilhar
Rio de Janeiro - RJ - 14/07/2021 - O Governador Cláudio Castro a Primeira Dama Analine Castro e o Secretário de Estado de Saúde Alexandre Chieppe lançam o programa Maternidade Segura. Foto: Rafael Campos
Rio de Janeiro – RJ – 14/07/2021 – O Governador Cláudio Castro a Primeira Dama Analine Castro e o Secretário de Estado de Saúde Alexandre Chieppe lançam o programa Maternidade Segura.
Foto: Rafael Campos

O governador Cláudio Castro lançou, nesta quarta-feira (14/07), ao lado da primeira-dama Aneline Castro, o programa Laços – Maternidade Segura. A iniciativa prevê o repasse de mais de R$ 150 milhões anuais para custeio e investimento nas unidades cadastradas. Dos 70 municípios que têm maternidade municipal, 53 já aderiram ao programa. Os valores referentes ao projeto serão retroativos ao mês de janeiro e o apoio financeiro garante a qualidade do atendimento durante o parto. O investimento vai permitir a abertura de novos leitos, e também a qualificação do serviço já existente, tanto para parto de risco habitual quanto para alto risco. Além disso, serão oferecidos às mulheres kits com mochila, roupas, mantas e toalhas para o bebê, além de camisa para amamentação e um sling, um tecido utilizado para carregar bebês junto ao corpo de um adulto, e óleos para massagem e hidratação.

 

– O cuidado com a mulher deve ser algo pensado em primeiro plano. Nesse processo de retomada do Rio, em que falamos tanto de desenvolvimento econômico, a gente não podia deixar de ter uma política eficaz para a mulher e seu bebê. Estamos focados nas questões hospitalares, de saúde de um modo geral, e vejo esse programa com muita alegria, pois tenho certeza que a mulher vai se sentir mais cuidada e acolhida – destacou o governador Cláudio Castro.

 

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, ressaltou a importância de ações que tratem das gestantes e puérperas.

 

– Queremos garantir a qualidade do atendimento no principal momento da mulher, que é o nascimento do seu filho. Esse apoio financeiro é importante não só para abertura de novos leitos, mas também a qualificação do serviço já existente, o que fará toda a diferença – afirmou.

 

Entre os indicativos de qualidade exigidos pelo programa, estão estão aumento do percentual de partos normais, garantia de que o recém-nascido exposto ao HIV faça exame de carga viral, aplicação da vacina BCG na maternidade, garantia à gestante de um ou uma acompanhante de livre escolha durante toda a internação e o registro civil do bebê realizado antes da alta hospitalar.

 

Para aderir ao programa, os municípios deverão assinar um termo de adesão e ainda se comprometerem a enviar quinzenalmente uma planilha de monitoramento de crianças nascidas expostas ao HIV ou à sífilis e inserirem os leitos de alto risco no sistema de regulação estadual.

 

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Estado disponibiliza um milhão de testes para profissionais do turismo
Próxima notícia BOLETIM CORONAVÍRUS 14/07/2021
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025
Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio contra a sogra em Campos
1 de julho de 2025

Você também pode gostar

Destaque

Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras

9 de abril de 2022
Destaque

Falta de energia afeta abastecimento de água em Campos

8 de dezembro de 2023
Polícia

Mulher torturada é libertada de cárcere privado na véspera do Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2024
Destaque

Político que chamou Garotinho de “frouxo e chefe de quadrilha”, não quer ser colega de partido do ex-governador

23 de setembro de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?