Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
PolíticaEstadualExecutivo

Governo do Rio anuncia novas medidas de combate e prevenção ao feminicídio

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 28 de julho de 2022
Compartilhar

O governo do estado do Rio de Janeiro realizou, na tarde desta quinta-feira (28), uma coletiva de imprensa sobre a adoção de medidas de combate e prevenção ao feminicídio no Palácio da Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. Ações foram definidas em reunião do governador Cláudio Castro com as secretárias de Assistência à Vítima, de Administração Penitenciária e os secretários da Polícia Civil e Militar.

 

Na coletiva, foi traçada como meta a capacitação de policiais para atuar no Programa Maria da Penha. O programa está em sua segunda etapa, visando expandir o atendimento para todos os municípios, e conta, atualmente, com 920 policiais militares em atuação.

“Das 55 mulheres vítimas, apenas 18% tinham registro de ocorrência contra o agressor. Com isso, a Polícia Civil vai implementar um centro de estudos e pesquisas contra a violência contra a mulher para entender o que vem acontecendo. Outra ação é a capacitação dos agentes tanto na violência doméstica, quanto no desaparecimento de mulheres e meninas em razão da violência. O estado não tolera violência contra mulher”, afirmou a Diretora geral do departamento de proteção e atendimento à mulher (DGPAM), Gabriela Von Beauvais.

 

Outra medida anunciada foi a criação de núcleos em combate ao feminicídios nas Delegacias de Homicídios e núcleos integrados de atendimento à mulher em todo o estado. De acordo com Gabriela, também serão criados núcleos em combate ao feminicídio no interior do estado, além da criação de núcleos de mulheres e meninas desaparecidas por violência doméstica.

 

Durante a coletiva também foram anunciadas a criação de um aplicativo de apoio a mulher vítima da violência, no mesmo âmbito do 190. A funcionalidade foi criada para as mulheres assistidas pelo programa Maria da Penha poderem discretamente acionar o botão do pânico, que levara a Polícia Militar no local do acionamento.

 

Estiveram presentes a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Claudia Moraes, a Diretora geral do departamento de proteção e atendimento à mulher (DGPAM), Gabriela Von Beauvais, a Secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel, a Secretária de Atendimento à Vítima, Tatiana Queiroz e a primeira dama, Analine Castro.

 

Aumento do número de casos de feminicídios

 

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou que, nos últimos cinco anos, o número de casos de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentou em 73%. De janeiro a maio deste ano, 52 mulheres foram mortas, um aumento considerável se comparado com o mesmo período em 2017, onde foram registrados 30 casos.

 

Nos últimos seis meses, o número de feminicídios cometidos no Estado do Rio de Janeiro já é quase 20% maior que o do mesmo período no ano passado. Foram 48 crimes registrados nos seis primeiros meses de 2021 e 57 no mesmo período em 2022.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Caixa finaliza depósitos da distribuição do lucro do FGTS; veja como consultar o saldo
Próxima notícia Café do Trabalhador: Parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Campos é inaugura em Guarus
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

DestaqueCampos dos Goytacazes

Transporte em Campos: ônibus com goteira gera revolta

25 de novembro de 2022
Destaque

Governador vai ajudar Saúde de Campos: 76 milhões

6 de fevereiro de 2021
Destaque

Jô Soares morre em hospital de São Paulo aos 84 anos

5 de agosto de 2022
Política

Gilmar Mendes libera recurso sobre foro de Flávio Bolsonaro para a 2ª Turma do STF julgar

29 de maio de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?