Todos os acessos para o Largo da Lapa, no Centro do Rio, foram fechados na noite desta segunda-feira (18) devido a uma ocorrência policial. Mais cedo, a ação de agentes da Polícia Civil na região terminou com um homem morto. Os acessos para o bairro foram fechados por volta das 18h e reabertos aproximadamente às 20h20.
Segundo a Polícia Civil, policiais da 5ªDP estavam em uma operação para cumprimento de mandado de prisão contra um ladrão. Quando eles passaram pela Rua Joaquim Silva, foram surpreendidos por dois homens armados que, segundo os investigadores, vendiam drogas.
A polícia afirmou que os criminosos dispararam ao notarem a aproximação da equipe. Os policiais reagiram e um dos homens foi baleado. O homem foi identificado como Emanuel Ramos de Oliveira. Ele tem 15 anotações criminais, a maioria por roubo e tráfico de drogas, segundo a polícia.
Testemunhas disseram que não houve troca de tiros. Depois da morte de Emanuel, foram registrados tumultos e protestos na Lapa. Barricadas em chamas foram usadas para fechar algumas ruas do bairro, que é conhecido pela vida noturna com bares, restaurantes e grande frequência de turistas.