Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
EmpregoCoisa Boa

Ministério diz que regulamentará trabalho por aplicativos este ano

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 27 de abril de 2022
Compartilhar
Entregadores de aplicativo, Avenida Paulista , fase vermelha, covid-19.

 

Atualmente sem regulamentação profissional, os trabalhadores de aplicativos poderão ganhar alguns direitos e garantias ainda este ano, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. A pasta informou hoje (27) que pretende regulamentar os serviços prestados por profissionais autônomos vinculados a plataformas virtuais.

Em nota, a pasta informou que estuda uma proposta que regulamente uma modalidade de contrato para a categoria sem necessariamente caracterizar vínculo empregatício. Dessa forma, os trabalhadores de aplicativo ficariam em uma categoria distinta da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas teriam algumas garantias, como o recolhimento à Previdência Social, tanto por parte do empregador como do profissional.

 

“A proposta deve equilibrar as necessidades dos prestadores, das empresas e, também, dos consumidores desses serviços. O texto deve atender à demanda da categoria de formalização sem necessariamente vínculo empregatício”, informou o ministério em nota. “Com relação ao recolhimento à Previdência Social, o objetivo é conseguir incluir trabalhadores e empregadores de forma a garantir proteção previdenciária a esses prestadores.”

A pasta não informou se pretende editar uma medida provisória ou enviar um projeto de lei ao Congresso. Os dois instrumentos dependem de aprovação dos deputados federais e dos senadores, com a diferença de que uma medida provisória tem tramitação mais rápida e entra em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União.

Ao contribuírem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os trabalhadores de aplicativo têm direito a aposentadoria, pensão por morte, auxílio invalidez, entre outros benefícios. O modelo em estudo seria parecido com os dos microempreendedores individuais, que também contribuem para a Previdência Social de forma simplificada. A diferença é que a proposta do Ministério do Trabalho também prevê a contribuição do empregador, neste caso, do aplicativo.

Atualmente, não existe uma regulamentação para os serviços por aplicativo. Na prática, os profissionais autônomos trabalham de maneira informal, sem direitos nem garantias em caso de doença, incapacidade e não têm aposentadoria.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-04/ministerio-diz-que-regulamentara-trabalho-por-aplicativos-este-ano

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Saiba como se candidatar para uma das 306 vagas de emprego em Macaé.
Próxima notícia Câmara aprova MP com piso permanente de R$ 400 para Auxílio Brasil
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Feirão de Renegociação da Enel será realizado nos dias 17 e 18 de novembro
13 de novembro de 2025
Idoso é morto na BR-101, em Travessão
12 de novembro de 2025
Vereador Maicon Cruz anuncia pré-candidatura a deputado estadual e conta com apoio de parlamentares de Campos
11 de novembro de 2025
Cipasa Urbanismo chega a Campos dos Goytacazes com o lançamento do Alvorá Campos do Sul
5 de novembro de 2025

Você também pode gostar

Coisa BoaDestaque

Agora é lei: Serviços de atendimento à mulher devem adotar formulário Frida de avaliação de risco em violência doméstica

10 de março de 2023
Coisa Boa

Uenf promove curso sobre Educação Inclusiva e TEA

5 de outubro de 2025
Coisa Boa

Governador Cláudio Castro libera mais R$ 200 milhões para obras em vários bairros de Campos

30 de outubro de 2021
Coisa BoaCampos dos Goytacazes

Segurança Presente entrega mais de 700 caixas de bombons em comunidades de Campos

10 de abril de 2023

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?