O Dia de Finados, celebrado neste domingo (2), teve movimento intenso nos principais cemitérios de Campos. A Prefeitura mobilizou diferentes secretarias e órgãos para garantir a organização, segurança e acolhimento das famílias que foram prestar homenagens aos entes queridos que partiram. Não houve registro de problemas.
Segundo a Prefeitura, o município conta com 29 cemitérios públicos, que receberam serviços de limpeza, manutenção e ordenamento realizados pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codenca). Segundo o presidente, Thiago Virgílio, a manutenção ocorreu durante o ano, mas foi reforçada neste período.
“São 24 cemitérios públicos, incluindo o Caju, com manutenção semanal nos do interior e diária no Caju. Para o feriado, intensificamos as equipes para que todos estivessem prontos para receber os visitantes”, afirmou Thiago.
Entre os visitantes, a autônoma Josiane Monteiro manteve a tradição de visitar os túmulos dos pais. Ela considera o Dia de Finados uma data especial. “Venho todos os anos. É um momento de saudade, mas também de gratidão e lembranças boas”, contou Josiane.
O Cemitério do Caju, o maior do interior do Estado do Rio de Janeiro, foi o que mais recebeu visitantes. De acordo com a Codemca, cerca de 60 mil pessoas devem visitar o local durante o feriado de Finados. Para melhor acolher o público, o espaço recebeu bebedouros, banheiros químicos e barracas de apoio para orientação dos visitantes, além de limpeza reforçada, nova sinalização e apoio no trânsito em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
A Guarda Civil Municipal atuou com patrulhamento preventivo e apoio ao tráfego nas principais localidades, o que garantiu segurança aos visitantes. As equipes estiveram presentes em cemitérios administrados pelo município, como os de Goitacazes, São Sebastião, Coqueiro de Tócos, Campo Limpo, São Martinho, Santo Amaro, São Bento e Córrego Fundo, além dos tradicionais cemitérios de Travessão, Morro do Coco e Santo Eduardo.
“O objetivo é preservar a segurança e o ordenamento no acesso das famílias, principalmente do Caju, onde o movimento é intenso”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino.
Para atender os visitantes, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública inscreveu 115 ambulantes para trabalhar nas proximidades dos cemitérios durante o feriado. Todos são de Campos, exceto os caminhões de apoio logístico, vindos de Friburgo. As vendas foram autorizadas no sábado (1º) e no domingo (2), quando começaram às 6h, seguindo até o horário de fechamento dos cemitérios.
Com o trabalho integrado das equipes municipais, o Dia de Finados transcorreu com ordem, segurança e respeito à memória dos que partiram, nos cemitérios da cidade e do interior.