Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

Nova captação de órgãos é realizada no Hospital Ferreira Machado

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 5 de julho de 2023
Compartilhar

A equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) e o NF-Transplantes realizaram, nesta quarta-feira (05), mais uma captação de órgãos em Campos. A família autorizou a retirada do coração, fígado e rins do paciente A.O.P, de 29 anos, morador do Recanto da Penha, do município de São Fidelis. Ele foi vítima de queda de moto, causando Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) grave que evoluiu para uma morte encefálica.

A autorização foi referendada pelos familiares. Eles colocaram todos os órgãos à disposição para doação aos receptores da fila estadual. O procedimento foi realizado no Hospital Ferreira Machado (HFM) e a doação dos órgãos vai contemplar 4 pacientes da fila da Central Estadual de Transplantes (CTE). Essa foi a terceira captação do ano.

“A equipe do NF-Transplantes precisou de muita calma, associando competência técnica à postura humanista, dado o estado emocional da família, consternada pela perda do jovem familiar. Mais uma vez agradecemos o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das equipes do HFM, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Programa Estadual de Transplantes, fundamentais nesse trabalho de salvar vidas e respeitar a família enlutada”, informou o psicólogo Luís Cosmelli, integrante da equipe do NF-Transplantes

A primeira captação desse ano ocorreu em 06 de janeiro, quando foram doados fígado e rins do paciente J.M.P.S., de 32 anos. Ele residia em Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana, e foi vítima de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) grave, em um acidente de trânsito. Já a segunda captação ocorreu no dia 04 de abril. Foram retirados fígado e rins de uma paciente, identificada pelas iniciais A.S.L., de 48 anos, que residia no Parque Prazeres, em Campos. Ela foi vítima de Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Doação – Para doação o paciente deve ter sofrido uma morte encefálica, pois somente assim os seus principais órgãos vitais permanecerão aptos para serem transplantados para outras pessoas que estão na lista de espera e são compatíveis. Pessoas vivas também podem ser doadores de órgãos, mas no NF Transplante só são feitas as doações no pós-morte, ou seja, que são concluídas após a morte encefálica do potencial doador.

Na morte encefálica, os órgãos que podem ser doados são: o coração, os dois pulmões, as córneas, o fígado, os dois rins, o pâncreas e o intestino.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Justiça nega reajuste da tarifa de água e esgoto em Campos, no RJ
Próxima notícia Mais de 900 vagas de emprego no setor offshore, inclusive na Bacia de Campos
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Golpe do falso cadastro do SUS deixa idoso com prejuízo de quase R$ 9 mil em Guarus
13 de janeiro de 2026
Rio registra a temperatura mais alta do ano
13 de janeiro de 2026
Concurso de Mascarados e Dominós de SJB está com inscrições abertas 
13 de janeiro de 2026
Volta às aulas: Procon divulga lista de material que escolas não podem solicitar
12 de janeiro de 2026

Você também pode gostar

Ciência e Saúde

Niterói conclui aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em grupos prioritários

30 de junho de 2021
Ciência e Saúde

Faperj lança edição 2021 do Bolsa Nota 10; confira os editais do programa

3 de maio de 2021
Campos dos GoytacazesCiência e Saúde

BOLETIM CORONAVÍRUS 18/03/2021

18 de março de 2021
Ciência e Saúde

Rio começa campanha de multivacinação de crianças e adolescentes

10 de agosto de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?