Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

Novembro Azul destaca a importância da saúde do homem de forma integral

Redação
By Redação
Atualizado pela última vez em: 17 de novembro de 2021
Compartilhar

O dia 17 de novembro é lembrado como o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Porém, não é só este mal que deve preocupar os homens. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que, entre 2017 e 2020, as doenças envolvendo o aparelho circulatório, como infarto, AVC e hipertensão, juntas, figuram como as que mais matam o público masculino, com 52.541 óbitos registrados no período. O câncer vem em segundo lugar, com 39.335 óbitos. O cenário se repete mesmo na faixa etária dos 30 aos 69 anos, que é o período considerado de morte precoce. A avaliação da SES é que eles estão morrendo de doenças que podem ser curadas ou tratadas.

Além disso, entre os tipos de câncer, o de próstata, ponto focal do movimento Novembro Azul, continua sendo o que mais acomete este público. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, em 2020, 6.440 novos casos a cada 100 mil habitantes tenham sido diagnosticados somente no estado do Rio. Em segundo lugar, aparecem os do aparelho digestivo (esôfago, estômago, cólon e reto), que, estima-se, somaram 4.120 novos casos a cada 100 mil habitantes.

De posse dos dados, a SES quer, neste Novembro Azul, provocar a reflexão para que os homens fluminenses cuidem mais da sua saúde, fazendo exames regularmente e procurando a rede de atenção à saúde, logo que apareçam os primeiros sinais de doença. Assim, contribuirão para modificar outra estatística: os homens têm cerca de sete anos a menos de vida do que as mulheres brasileiras, de acordo com a Tábua Completa de Mortalidade, levantada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.

– É uma questão cultural. A mulher é mais preocupada com a sua saúde. O homem deve ter o mesmo cuidado. É importante eles lembrarem de procurar as unidades de atenção básica para controlar diversas doenças, entre elas, câncer, hipertensão, diabetes, manter suas vacinas em dia e realizar consulta com clínico para avaliar seu estado geral. A falta de cuidado prévio contribui para os homens terem menor expectativa de vida do que as mulheres – alerta o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe.

Campanha nas redes, metrô e ônibus

Para chamar atenção para a questão, a SES lançou nesta terça-feira (16) uma campanha nas suas redes sociais, mostrando várias atitudes que podem ser tomadas para evitar problemas de saúde. A campanha tem o apoio do MetrôRio e da Rio Ônibus que divulgarão as informações para o público nos monitores das composições e ônibus, além das estações do sistema metroviário.

A próstata e sua importância

O movimento Novembro Azul nasceu em 2003, na Austrália, para reforçar a necessidade de os homens cuidarem da prevenção ao câncer de próstata. A data escolhida foi o dia 17 de novembro. Com a alta incidência de outras doenças no público masculino, o Ministério da Saúde optou pela mudança de conceito, e o foco está atualmente na saúde do homem de forma integral. Este ano, o tema da campanha é: “Atenção Integral à Saúde dos Homens e Medidas de Prevenção ao Adoecimento”, voltada para o público masculino de 20 a 59 anos.

– Este mês é muito emblemático porque tem como objetivo sensibilizar os homens e os profissionais de saúde quanto às ações do autocuidado, mas com uma visão global. Devem ser ressaltados os fatores socioculturais relacionados à masculinidade, seu adoecimento, promoção, proteção e prevenção – informa o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Giovani Dimas.

No sistema público de saúde, a porta de entrada, incluindo os tratamentos de câncer, é a atenção primária, com os postos e clínicas da família. Para assistências mais específicas, a rede estadual possui o Centro de Atenção à Saúde de Homem, que funciona na Policlínica Piquet Carneiro, na Tijuca, e é interligado ao Hospital Universitário Pedro Ernesto. Lá é disponibilizado atendimento psicológico, tratamento para disfunção sexual, realização de cirurgias ambulatoriais, além de encaminhamento a outras áreas de saúde quando necessário.

Os pacientes são encaminhados pelo Sisreg (sistema de regulação de vagas na rede pública de assistência), por meio das Unidades de Atenção Primária à Saúde.

Em apoio ao Novembro Azul, a SES iluminará unidades que cuidam da saúde do homem, como os hospitais Carlos Chagas e Adão Pereira Nunes e o Instituto de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede).

#NOVEMBRO-AZUL, #GOVRJ, #Secretaria de Estado de Saúde

 

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior De olho no líder Atlético-MG, Flamengo encara Corinthians no Maracanã
Próxima notícia MPRJ e Polícias Civil e Militar cumprem mandados de prisão e busca e apreensão contra traficantes de drogas no Município de Itaocara
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Após furtos no Centro PM lança operação com trailer fixo na Praça
26 de setembro de 2025
Goytacaz consegue reverter punição no TJD e voltará a jogar no Aryzão
25 de setembro de 2025
Extorsão: criminosos exigiam R$ 500 por mês para comerciantes e empresários da Baixada Campista 
24 de setembro de 2025
Dona de clínica de estética em Campos é presa com canetas emagrecedores vencidas
23 de setembro de 2025

Você também pode gostar

Economia

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

21 de maio de 2022
Ciência e Saúde

Campos retoma aplicação das vacinas infantis

15 de dezembro de 2023
DestaquePolícia

Tentativa de assalto no Village Mall termina com uma pessoa morta

25 de junho de 2022
Política

Bolsonaro volta a atacar Petrobras em discurso no RS e culpa empresa por alta nos combustíveis

7 de maio de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?