Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano (3ª UPAm) identificaram, neste domingo (7), construções irregulares em uma área de preservação permanente, na praia do Farol de São Thomé, em Campos. A ação ocorreu após denúncia de crimes ambientais recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia.
De acordo com a corporação, os agentes foram até a Rua José Pessanha Neto e constataram a existência de duas construções em alvenaria, ainda em fase de acabamento, ocupando cerca de 120 metros quadrados. O local fica próximo a uma lagoa que vem sendo aterrada para viabilizar as obras.
Os policiais realizaram buscas na região, mas não localizaram os responsáveis. A ocorrência foi registrada na 134ª Delegacia de Polícia (DP), com base no artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
A população pode colaborar denunciando crimes ambientais ao Linha Verde, de forma anônima, pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177 (também com WhatsApp anonimizado), pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site www.disquedenuncia.org.br ou pela página no Facebook (/linhaverdedd).