O Projeto Negritude tem trabalhado para a população de Guarus com a implementação de ações voltadas à inclusão social, geração de emprego e apoio à saúde mental. Com foco em transformar vidas o projeto é mantido com recursos próprios e de iniciativa privada, no entanto eles enfrentam a falta de apoio do poder público, apesar das solicitações constantes, não há uma sinalização positiva aos pedidos por auxílios.
Entre os pilares da iniciativa, estão os cursos profissionalizantes oferecidos na área offshore, a doação de cadeiras de rodas e auxílio a pessoas com deficiência. O projeto também conta com suporte psicológico a quem sofre de depressão. Na área esportiva, existem oito polos espalhados por Guarus, promovendo atividade física.
Apesar das dificuldades financeiras, os idealizadores Denis Joga Dez, Kellynho Povão, Rodrigo Thomaz, Oliveira e Cristiano Azeredo planejam ampliar o alcance do Negritude e já articulam uma futura participação nas eleições municipais de 2028, com o objetivo de garantir mais representatividade e apoio institucional às áreas mais carentes de Campos.