Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Coisa Boa

Representantes da OMS e da OPAS conhecem o primeiro Ambulatório Pós-Covid do Brasil no Hospital Universitário Pedro Ernesto

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 8 de maio de 2022
Compartilhar

 

Delegações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) estiveram, na última sexta-feira (06.05), no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) para conhecer as instalações do primeiro Ambulatório Pós-Covid-19 do país para tratamento das sequelas do coronavírus. O grupo foi recepcionado pelo secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, e o diretor do HUPE, Ronaldo Damião. Inaugurado em junho de 2021, o ambulatório já registrou 30.330 atendimentos de reabilitação, além de oferecer apoio psicológico e social.

O secretário Alexandre Chieppe ressaltou que o Ambulatório Pós-Covid está instalado em um centro acadêmico, um polo de aprendizado. O que, na opinião dele, é indispensável para se pensar políticas e financiamentos de ações futuras para todo o estado.

– Uma das principais funções do ambulatório é atender, mas não fica resumido a isso. Outra preocupação é gerar conhecimento com o aprendizado para todo o estado. A partir de então, podemos pensar como vamos tratar este paciente e organizar a nossa rede para atender às necessidades pós-Covid – completou Alexandre Chieppe.

Ronaldo Damião, diretor do HUPE, lembrou que a unidade funcionou como centro de referência no controle e tratamento da Covid-19 durante o auge da pandemia e foi a primeira unidade de saúde pública a abrir um espaço especializado para tratamento da doença.

– É impressionante a recuperação do paciente que chega de cadeiras de rodas sem possibilidade de caminhar e, três meses depois, está correndo na esteira. Foi preciso mudar o conceito inicial de que este paciente pós-covid, após a alta, precisava ficar em casa. Hoje, nós vemos que ele precisa vir para a reabilitação – ressaltou Damião, destacando que o Ambulatório Pós-Covid está desenvolvendo uma grande pesquisa de mapeamento com mais de 7 mil pacientes.

A comitiva foi integrada pela líder técnica da OMS para Covid-19, Maria Van Kerkhove, do representante da OPAS e da OMS no Brasil, Socorro Gross, e pela coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da OPAS e da OMS no Brasil, Maria Almiron. O encontro também contou com a participação da subsecretária de Estado de Saúde Cláudia Mello e do diretor de Articulação e Estratégia de Vigilância em Saúde, Breno Soares.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Avó descobre tortura contra filha e neto de 3 anos após receber localização e resgatá-los em outra cidade: ‘Queimaram as genitais dele com isqueiro’
Próxima notícia Paxlovid: Ministério da Saúde incorpora primeiro medicamento para casos leves de Covid
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Ciência e SaúdeCoisa BoaServiços

Município adere à Campanha Nacional de Multivacinação

7 de outubro de 2020
Coisa Boa

Mais de 300 mil trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial

29 de janeiro de 2022
Sem categoriaCoisa Boa

Programa de Atenção Integral à Saúde de São Pedro da Aldeia, RJ, passa a funcionar em novo endereço

18 de abril de 2022
Coisa BoaDestaque

Quissamã tem mobilização para combater o Aedes aegypti no Centro da cidade

22 de março de 2023

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?